Medway aumenta salários em média 7,8% em 2023
26/01/2023 10:53 - Dinheiro Vivo
Operadora logística procura repor o poder de compra dos trabalhadores, tendo em conta a inflação registada em 2022. Aumentos traduzem-se em mais 60 euros para todos os trabalhadores.

A Medway anunciou esta quinta-feira um aumento médio de 7,8% dos salários dos trabalhadores este ano. O operador logístico afirma querer "repor o poder de compra" dos trabalhadores face à inflação registada em 2022.
"A Medway, que no passado assinou os dois acordos de empresa com os sindicatos, tem mantido a prioridade da preocupação com o bem-estar dos seus trabalhadores e, nesse sentido, acordou aumentar os vencimentos de acordo com a inflação registada em Portugal em 2022, procurando repor o poder de compra", realça a empresa em comunicado.
De acordo com a Medway, este aumento foi decidido "no seguimento do processo de negociação" com os sindicatos: "Esta é uma decisão tomada pela empresa, que tem reunido regularmente com os sindicatos", lê-se.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), a decisão da empresa resultará "no aumento de 2,5%, mais 60 euros euros, para todos e acresce para os assistentes de produção mais 20 euros, de forma a que exista um maior aumento para os trabalhadores com vencimentos mais baixos".
O "subsídio de refeição sobe para os 10 euros para todos os trabalhadores e com revisão no segundo semestre do corrente ano", segundo o SNTSF.
Para Carlos Vasconcelos, presidente do conselho de administração do operador logístico, "esta decisão está totalmente alinhada com os valores da Medway.
"Acredito que o futuro se constrói com soluções equilibradas e baseadas na ética e respeito e em trabalhadores mais felizes, que constroem equipas eficazes", acrescenta.
"Registamos os avanços obtidos na negociação que contará sempre com a intervenção e o envolvimento dos trabalhadores e aguardamos que a negociação nas empresas do grupo se traduza em resultados idênticos", declara o sindicato, por sua vez.
Parte integrante do grupo Medlog, operador logístico com atividade em mais de 70 países, a Medway apresenta-se como "o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, capaz de oferecer soluções de logística integradas", detendo uma frota de locomotivas e vagões - 80 locomotivas (41 elétricas e 39 a diesel) e 2 568 vagões, assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.