Aqui estão as novas e maravilhosas carruagens do famoso Expresso do Oriente
16/10/2022 12:00 - NIT

Imortalizado na literatura pela obra da escritora Agatha Christie, o comboio Expresso do Oriente tornou-se um símbolo de glamour no século XX. As carruagens revestidas por um tom muito específico de azul-noite tornaram-no num sinónimo de luxo até ao seu encerramento, em 1977. Quase meio século depois, o ícone da ferrovia está a renascer e … Continued O conteúdo Aqui estão as novas e maravilhosas carruagens do famoso Expresso do Oriente aparece primeiro em NiT.

Aqui estão as novas e maravilhosas carruagens do famoso Expresso do Oriente

Imortalizado na literatura pela obra da escritora Agatha Christie, o comboio Expresso do Oriente tornou-se um símbolo de glamour no século XX. As carruagens revestidas por um tom muito específico de azul-noite tornaram-no num sinónimo de luxo até ao seu encerramento, em 1977. Quase meio século depois, o ícone da ferrovia está a renascer e já foram reveladas imagens do interior restaurado.

O arquiteto francês Maxime d’Angeac é o responsável pelo trabalho de recuperação. Porém, tudo começou quando o historiador francês Arthur Metteta se deparou com um vídeo no YouTube em que percebeu que estava perante uma série de carruagens do comboio original. Numa estação na fronteira entre a Bielorrúsia e a Polónia, encontravam-se as relíquias consideradas perdidas.

Ao contratar d’Angeac, a Accor, empresa que detém a marca do Expresso do Oriente, quis manter o look original do comboio. Ainda assim, nas imagens podemos ver que o trabalho de recuperação está longe de ser antiquado. O luxo moderno mistura-se com o glamour da estética art déco, resultando numa sumptuosidade alcançada pelos painéis de madeira escura e apontamentos de cor. É o caso dos sofás de veludo verde.

Quando iniciaram trabalhos, as decorações estavam intactas. A vontade de preservar a história misturou-se com a consciência de que precisavam de atualizar o visual. Por isso, a reinterpretação inclui vários vídeos e espelhos, que criam a sensação de um espaço mais aberto. O próprio teto na parte de restauração é mercado pelo efeito espelhado.

Entre as carruagens há 12 com quartos, uma de restaurante e três de área lounge. As áreas são unidas por corredores, onde se destaca um tapete majestoso e tetos abobadados. Apesar das dimensões reduzidas do espaço, o arquiteto aproveitou todos os detalhes para uma imagem glamorosa em que o passado encontra o presente.

A recuperação pretende deixar o comboio pronto para operar numa rota ferroviária que liga Paris a Istambul, com início previsto a partir de 2025.

Carregue na galeria para ver melhor as novas carruagens.