Transporte ferroviário de mercadorias em risco
12/09/2022 14:44 - Transportes & Negócios

A ERFA, associação europeia de operadores de transporte ferroviário de mercadorias, reclama o plafonamento dos preços da energia para salvaguardar o sector. 

Transporte ferroviário de mercadorias em risco

A limitação dos preços da energia, a nível europeu, é imprescindível para garantir a manutenção do mercado de transporte ferroviário e, em alguns casos, até para garantir a sobrevivência de operadores.

A associação europeia lembra que, em alguns mercados, os preços da energia aumentaram até dez vezes nos últimos meses, o que torna impossível acomodar tais aumentos, mas ao mesmo tempo dificulta a sua transferência para os clientes.

A situação é particularmente difícil para os operadores que não contrataram antecipadamente os fornecimentos de energia para 2022 e 2023, para aqueles que não acedem directamente ao mercado de energia e estão por isso dependentes dos fornecimentos dos gestores das infra-estruturas, e ainda para os operadores independentes que não têm por detrás holdings públicas com capacidade de financiamento ou absorção de prejuízos.

A ERFA diz que os operadores de transporte ferroviário de mercadorias estão fragilizados, e que o mercado arrisca ficar de novo mais concentrado num limitado número de empresas “históricas”.

A associação europeia defende, por isso, a limitação dos preços da energia no imediato, e que, a longo prazo, se encontre um mecanismo duradouro de tarifação da energia para a carga ferroviária.