Lisboa e Madrid vão ter ligação de comboio “digna e de qualidade” até final de 2023
01/09/2022 10:49 - NIT

As capitais de Portugal e Espanha estão separadas por mais de 600 quilómetros. Desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, as duas cidades europeias ficaram sem um comboio direto que as una. Porém, Raquel Sánchez, ministra dos transportes de Espanha, afirmou esta quarta-feira, 31 de agosto, que a ligação rápida entre Lisboa e Madrida vai … Continued O conteúdo Lisboa e Madrid vão ter ligação de comboio “digna e de qualidade” até final de 2023 aparece primeiro em NiT.

Lisboa e Madrid vão ter ligação de comboio “digna e de qualidade” até final de 2023

As capitais de Portugal e Espanha estão separadas por mais de 600 quilómetros. Desde 2020, devido à pandemia da Covid-19, as duas cidades europeias ficaram sem um comboio direto que as una. Porém, Raquel Sánchez, ministra dos transportes de Espanha, afirmou esta quarta-feira, 31 de agosto, que a ligação rápida entre Lisboa e Madrida vai ser uma realidade até ao final de 2023.

Este mês de setembro, os ministros dos dois países responsáveis pela ferrovia vão reunir-se para discutir as melhores opções. As negociações, de momento, passam por investir no trajeto entre Lisboa e Badajoz, visando melhorar também as ligações internacionais. De acordo com a ministra, “Lisboa, Badajoz e Madrid estarão unidas por uma linha ferroviária digna e de qualidade”.

Segundo o jornal espanhol “Cindo Días”, Portugal e Espanha são os únicos países vizinhos pertencentes à União Europeia, sem uma ligação ferroviária direta a unir as capitais. Neste momento, a única opção é um serviço com paragem no Entroncamento e Badajoz. São cerca de nove horas de viagem.

Com o novo traçado, que consiste numa linha em via única, o trajeto passa a ser encurtado. A nova opção vai diminuir o tempo da viagem para cerca de seis horas de duração, a uma velocidade média de 250 quilómetros por hora.