Hiram Bingham: o comboio de luxo com uma vista incrível para os Andes
01/08/2022 18:33 - NIT

Uma visita a um lugar inesquecível pede uma viagem memorável. E que tal jantar e dançar a bordo de um encantador comboio de luxo no caminho que vai de Cusco a Machu Picchu? Esta é a proposta da Belmond, mais precisamente do Hiram Bingham que oferece a experiência única de conhecer paisagens que permanecem quase … Continued O conteúdo Hiram Bingham: o comboio de luxo com uma vista incrível para os Andes aparece primeiro em NiT.

Hiram Bingham: o comboio de luxo com uma vista incrível para os Andes

Uma visita a um lugar inesquecível pede uma viagem memorável. E que tal jantar e dançar a bordo de um encantador comboio de luxo no caminho que vai de Cusco a Machu Picchu? Esta é a proposta da Belmond, mais precisamente do Hiram Bingham que oferece a experiência única de conhecer paisagens que permanecem quase intocadas desde há 800 anos, altura em que o Império Inca atingiu o seu auge.

Já pode poupar horas de planeamento ao optar pelo pacote Machu Picchu, que inclui um passeio de um dia no luxuoso comboio Hiram Bingham, bilhetes e visita guiada ao espaço arqueológico do coração do Império Inca, sem esquecer o almoço, jantar, bebidas e entretenimento.

Apesar de ter sido descoberta em 1902 pelo agricultor peruano Agustin Lizarraga, a cidade inca só foi revelada ao mundo nove anos depois. Inspirado no nome do explorador que divulgou o achado, em 1911 — Hiram Bingham — as cinco carruagens que compõe o serviço de luxo destacam-se das paisagens verdejantes do Peru, com a sua impressionante cor azul e dourada. Instale-se numa poltrona e embarque numa viagem no tempo nos vagões do género da década de 1920, onde a madeira polida e o latão são os destaques. A aventura peruana começou.

Decorado ao estilo pullman, com tecidos finos e antiguidades, deixe-se levar pela elegância e pelo charme de outrora. Entre no clima da América do Sul a cantar juntamente com os músicos tradicionais presentes. Em direção a Machu Picchu, a sua experiência começa com um delicioso aperitivo de boas-vindas.

Depois de partir, aproveite para conhecer melhor o comboio e observar as fabulosas vistas dos Andes. Durante a viagem, sugerimos que vá até ao Vagão de Observação (Observation Car) para assistir ao nascer do sol ou apreciar o céu estrelado, enquanto bebe a famosa bebida peruana conhecida por Pisco Sour: uma bebida fresca de Pisco, sumo de limão, clara de ovo, xarope de geleia, etc.

Em seguida, prove um brunch gourmet ao mesmo tempo que admira a paisagem em constante mudança. O Hiram Bingham é o único comboio que oferece uma degustação da cozinha novoandina, na qual a maioria dos pratos é composta por ingredientes locais dos Andes misturados com peixes, alguns tipos de arroz e vinhos peruanos.

Terá ainda a oportunidade de dançar ao ritmo do cajón peruano, um instrumento de percussão que teve a sua origem no Peru colonial e de pandeiros com música tradicional ao vivo. Ao chegar ao destino final, Machu Picchu, visite as ruínas e terraços com um guia especializado e aproveite o tempo livre no local para explorar aquela que é uma das sete maravilhas do mundo. Não foi por acaso que a região foi declarada Património Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO.

Localizada sobre uma montanha de granito, Machu Picchu abriga impressionantes construções de pesados blocos de rocha. A cerca de 74 quilómetros de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar, envolta em mistério, a cidadela inca é a atração número um do Peru e tem vindo a encantar turistas de todas as partes do globo.

Para embarcar neste meio de transporte pode fazê-lo na estação Poroy, a 45 minutos de Cusco, ou na estação de Urubamba a cerca de uma hora e meia de Cusco. No destino, o pessoal do comboio acompanhará os viajantes até um autocarro exclusivo, que os levará ao topo da montanha, onde fica Machu Picchu.

Na cidadela, os visitantes farão um passeio completo de duas horas e meia com um guia exclusivo. Posteriormente, os passageiros serão encaminhados até ao hotel Machu Picchu Sanctuary Lodge — que está localizado perto das ruínas de Machu Picchu — para fazer uma tea party. Finalmente, serão acompanhados novamente até ao autocarro de volta à Estação Ferroviária de Machu Picchu, na cidade de Aguas Calientes.

A viagem de regresso pode parecer um mundo diferente. À medida que o dia chega ao fim, vai poder ver o Vale Sagrado a partir de uma nova perspetiva. Aproveite esta experiência gastronómica ao jantar e repare nos cristais reluzentes e talheres polidos colocados sobre as 42 mesas. Nesta etapa, é servido um jantar de quatro pratos antes de se chegar à Estação Ferroviária de Ollantaytambo, onde alguns passageiros desembarcarão.

Para que possa passar por esta experiência, é preciso que compre, antes de tudo, os bilhetes. Quanto a preços, saiba que o valor desta viagem é comparativamente linear ao luxo que se vive nele. Se quer visitar Machu Picchu neste comboio prepare-se para pagar aproximadamente 1000€. Este é um preço aproximado, já que os valores dependem da época em que pretende viajar.

Estes podem ser reservados com antecedência para que não perca esta viagem maravilhosa. Para comprar os bilhetes, pode fazê-lo individualmente, durante todo o dia em várias estações ou através de algum operador turístico. Pode encontrá-los nos aeroportos internacionais Jorge Chávez e Alejandro Velasco Astete, no Centro Comercial Larcomar em Lima, na Plaza de Armas e na Plaza Regocijo, em Cusco.

Se preferir, pode comprar os ingressos por telefone. Certifique-se de que tem os dados do cartão de crédito à mão e ligue para o +51 1 625 4848. Alertamos para o facto de que os bilhetes de entrada para Machu Picchu só poderem ser garantidos com os bilhetes de comboio emitidos 30 dias antes da viagem. Os miúdos até aos dois anos não pagam bilhete, desde que vão ao colo. Dos três aos 11 anos, é feito um desconto de 50 por cento.

Qualquer alteração pode ser solicitada até 24 horas antes da partida do comboio e estará sujeita à disponibilidade de espaço. A bagagem não deve ultrapassar os cinco quilos e o bilhete só pode ser reembolsado até 24 horas antes da partida. A companhia relembra os seus passageiros de que no dia da viagem deverão estar na estação 30 minutos antes da partida do comboio.

O serviço Hiram Bingham funciona todas as terças, quartas e quintas-feiras. Recomendamos que conheça todas as condições da viagem no site oficial do Belmond Hiram Bingham, além das condições de visita ao país, no Portal das Comunidades.

O grupo Belmond detém outro comboio além do Hiram Bingham e seis hotéis em locais que incluem Cusco, Lima e Machu Picchu, prometendo transformar a viagem de sonho dos seus viajantes em realidade. Se não quer perder a oportunidade de fazer a viagem da sua vida pela Cidade Perdida dos Incas, reserve já o seu lugar no Hiram Bingham.

Carregue na galeria para ver mais imagens do comboio e das paisagens que podem ser observadas a partir dele.