Fafe reclama reposição de ligação ferroviária a Guimarães
21/04/2022 18:07 - Jornal de Notícias
Autarquia diz ter garantia do Governo que concelho será integrado no Plano Nacional Ferroviário.

A Câmara de Fafe recebeu a garantia, por parte do Governo, que o concelho será incluído no Plano Ferroviário Nacional, o que deverá significar o regresso do comboio. Desde 1986 que a antiga linha Trofa-Fafe deixou de ter toda a extensão e passou a terminar em Guimarães, depois de 79 anos de ligação.
Mais de 35 anos após a última viagem, há ainda a esperança do regresso da ferrovia. "Não faz sentido que o traçado que venha a ser definido para a região não inclua Fafe", afirmou o autarca Antero Barbosa, aludindo às pretensões de ligação ferroviária entre as quatro cidades mais populosas do distrito: Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.
Não ficar de fora
"O governo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, fará um grande investimento na ferrovia e fui falar com o ministro das Infraestruturas para saber o que é que estava a ser desenhado, dando conta que uma cidade com a nossa dimensão, que já teve a ferrovia, não estava disponível para ficar fora deste plano", explicou Antero Barbosa aos jornalistas.
Um dos argumentos do edil foi a indexação dos 50 mil habitantes do concelho para dar maior escala e dimensão à oferta do serviço que está ser burilado para a região minhota.
Do ministro Pedro Nuno Santos, Antero Barbosa recebeu a garantia de que o município "estará incluído nesse plano ferroviário que virá para discussão pública" e o governante anuiu ao argumento de que a população de Fafe ajuda a justificar o investimento na ligação de Guimarães a Braga.