O comboio presidencial está de volta ao Douro com pratos Michelin (pela última vez)
14/07/2022 04:49 - NIT

Durante mais de um século, este comboio transportou reis, papas, presidentes e chefes de estado. Só em 1970 deixou de percorrer as linhas ferroviárias, mas 40 anos depois foi restaurado e transformado no The Presidential, um restaurante luxuoso sobre carris que percorre o Douro com chefs Michelin a bordo. Foi considerado o melhor evento público … Continued O conteúdo O comboio presidencial está de volta ao Douro com pratos Michelin (pela última vez) aparece primeiro em NiT.

O comboio presidencial está de volta ao Douro com pratos Michelin (pela última vez)

Durante mais de um século, este comboio transportou reis, papas, presidentes e chefes de estado. Só em 1970 deixou de percorrer as linhas ferroviárias, mas 40 anos depois foi restaurado e transformado no The Presidential, um restaurante luxuoso sobre carris que percorre o Douro com chefs Michelin a bordo.

Foi considerado o melhor evento público do mundo pelos BEA Awards e arrecadou o Prémio Nacional de Turismo na categoria de projeto inovador. O The Presidential Train está de volta para mais uma edição, que será a última do aclamado comboio. O fim anunciado do conceito, o mais bem sucedido da história da ferrovia nacional e dos mais emblemáticos do Douro, deve-se ao término do contrato estabelecido entre o Museu Nacional Ferroviário e Gonçalo Castel-Branco.

“Deixar para trás uma ideia que se aprimorou com muito esforço e dedicação, que colheu atenção mediática sem precedentes, quer nacional quer internacional, que chegou até a ser considerado o melhor evento público do mundo é naturalmente difícil, mas levo o orgulho de ter ultrapassado todas as expectativas e objetivos dos nossos parceiros”, diz Gonçalo Castel-Branco.

Na despedida, o comboio presidencial vai ter uma das edições mais especiais e exclusivas. Nesta viagem gastronómica gourmet, os menus serão elaborados por 14 chefs: Rui Silvestre, Henrique Sá Pessoa, Óscar Geadas, Diogo Rocha, Hugo Candeias, Pedro Pena Bastos, Vasco Coelho Santos, José Avillez, Marlene Vieira, Michele Marques, Alexandre Silva, João Rodrigues, João Oliveira e Pedro Lemos que, pela primeira vez, prepararam a carta de cada viagem, a quatro mãos. 

Com a mais eclética seleção de chefs a bordo, o The Presidential Train despede-se assim com 16 datas, entre setembro e outubro. A viagem volta a incluir no percurso o destino da Quinta do Vesúvio e os convidados vão ter à sua espera uma série de surpresas durante o regresso ao Porto, como uma carruagem bar com música ao vivo e uma carruagem salão de chá.

O pacote de um dia custa 750€ por pessoa e inclui um almoço gourmet com harmonização de vinhos, visita à Quinta do Vesúvio e prova de vinhos do Porto, animação a bordo, café e digestivos. O The Presidential parte da estação de São Bento, no Porto, e regressa ao ponto de partida depois de percorrer a linha do Douro durante nove horas. 

Se quiser embarcar nesta viagem histórica, as reservas podem ser feitas online