Metro do Porto avança com a ponte da Linha Rubi
03/03/2022 18:48 - Transportes & Negócios
A nova ponte sobre o Douro do Metro do Porto começará a ser construída na primeira metade de 2023 e servirá a Linha Rubi, que terá de estar concluída em 2025.

A Metro do Porto confirmou hoje a escolha do consórcio liderado por Edgar Cardoso para projectar a nova ponte sobre o Douro, entre o Porto (Campo Alegre) e Vila Nova de Gaia (Arrábida Shopping), a montante da Ponte da Arrábida.
“O contrato para o desenvolvimento do projecto será assinado nos próximos dias, representando um investimento de 1,12 milhões de euros”, adiantou a Metro do Porto, em comunicado.
A proposta escolhida prevê “uma ponte com um pórtico com escoras inclinadas, suportada integralmente em betão e com um perfil longitudinal a uma altura ligeiramente superior à da Ponte da Arrábida, de modo a não constituir um obstáculo visual”, acrescenta a empresa. O custo indicativo da construção é de cerca de 50 milhões de euros.
A nova ponte, exclusiva para o Metro do Porto, peões e bicicletas, servirá a nova Linha Rubi, “entre a Boavista e Santo Ovídio, com ligação ao comboio nas Devesas, de forma a servir toda a zona sul da Área Metropolitana do Porto, e com um potencial de procura fortíssimo”, refere o administrador da empresa, citado no comunicado.
Com seis quilómetros de extensão, a Linha Rubi terá sete estações: Casa da Música, Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis. O investimento previsto é de 299 milhões de euros.
A nova ponte, bem como a nova linha, serão “totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e estarão concluídas e em funcionamento até ao final de 2025”, acrescenta a Metro do Porto.
Edgar Cardoso já tem o seu nome associado a duas outras pontes sobre o Douro; a Ponte da Arrábida (rodoviária) e a Ponte São João (ferroviária).