Uma das melhores viagens de comboio do mundo está mesmo aqui ao lado
30/01/2022 17:32 - NIT

“Porquê fazer o famoso Caminho de Santiago a pé quando podemos percorrê-lo a bordo de um comboio de luxo?” A pergunta faz sentido e é colocada pena “Condé Nast Traveler”, a propósito das melhores viagens feitas em comboio por todo o mundo. Outra questão foi colocada aos leitores: quais são os comboios dignos deste ranking? … Continued O conteúdo Uma das melhores viagens de comboio do mundo está mesmo aqui ao lado aparece primeiro em NiT.

Uma das melhores viagens de comboio do mundo está mesmo aqui ao lado

“Porquê fazer o famoso Caminho de Santiago a pé quando podemos percorrê-lo a bordo de um comboio de luxo?” A pergunta faz sentido e é colocada pena “Condé Nast Traveler”, a propósito das melhores viagens feitas em comboio por todo o mundo. Outra questão foi colocada aos leitores: quais são os comboios dignos deste ranking? O El Transcantabrico Gran Lujo foi uma das respostas mais dadas.

Entre viagens pela Europa central, pelas Américas e de costa a costa no Japão, esta viagem conquistou um lugar de referência — e acontece aqui tão perto, numa região tão bela quanto tantas vezes ignorada pelos portugueses. Trata-se de um itinerário que pode ser feito a bordo de um qualquer comboio regional, mas que se torna mágico quando feito a bordo das carruagens históricas do Transcantabrico, que liga Santiago de Compostela a San Sebastián.

Descrito como um cruzeiro de cinco estrelas, mas sobre carris, viu a sua atividade ser interrompida com a pandemia. Felizmente, as rotas irão ser retomadas a partir de abril, sendo que os bilhetes estão praticamente esgotados até outubro — restam apenas alguns lugares livres em maio, setembro e outubro.

É no ambiente clássico de um comboio das primeiras décadas do século XX — mas com a comodidade de um comboio deste século — que o Transcantábrico se faz aos carris num itinerário que tem a duração de oito dias e sete noites, entre as duas grandes cidades da costa nortenha do país. Pelo caminho, há paragens em cidades como Bilbao, Santander, Oviedo ou Gijón. Mas não só.

A viagem de comboio permite pausas no caminho para poder deslocar-se alguns quilómetros, em visita a marcos como a pequena cidade de Santillana del Mar ou o Santuário de Covadonga. Quando estiver no interior do comboio, pode relaxar nos quartos de luxo do comboio, completos com sofás, casa de banho privada e até hidromassagem.

O comboio tem também um serviço de quarto disponível 24 horas, wifi, ar condicionado e, quando quiser esticas as pernas, pode sentar-se à mesa do restaurante de bordo. Fora dos carris, pode aproveitar a mundialmente famosa gastronomia local, sobretudo no País Basco, onde se encontra a maior densidade de estrelas Michelin por quilómetro quadrado.

Pode conhecer o itinerário detalhado no site oficial do comboio. Viajar no El Transcantabrico tem um custo mínimo de 2.675€ por pessoa, por uma suite deluxe tripla. A deluxe suite single custa 4.330€.