Há um novo comboio noturno entre Paris e Viena — só custa 49,90€
03/01/2022 18:27 - NIT
Num dos filmes mais incontestados dos anos 90, “Antes do Amanhecer“, as duas icónicas personagens, Céline e Jesse, conhecem-se num comboio na Europa, a caminho de Paris. A viagem partira de Budapeste; mas Viena, uma escala para o regresso — de Jesse a sua casa nos EUA e de Céline à sua Paris natal—, acaba … Continued O conteúdo Há um novo comboio noturno entre Paris e Viena — só custa 49,90€ aparece primeiro em NiT.

Num dos filmes mais incontestados dos anos 90, “Antes do Amanhecer“, as duas icónicas personagens, Céline e Jesse, conhecem-se num comboio na Europa, a caminho de Paris. A viagem partira de Budapeste; mas Viena, uma escala para o regresso — de Jesse a sua casa nos EUA e de Céline à sua Paris natal—, acaba por se tornar no foco de um clássico romance do cinema.
No sentido contrário, ou idêntico se preferir, ao do filme, entre Paris e Viena, há uma nova viagem de comboio que pode ser tudo o que precisa para 2022: até porque os preços são incrivelmente acessíveis.
Numa altura em que, entre pandemia e alterações climáticas, o debate sobre as viagens sustentáveis se acentuou, a aposta de muitas empresas de turismo volta a recair num clássico eficiente, amigo do ambiente e com uma mística única: os comboios.
Tal como a NiT já noticiou, o regresso dos comboios, diurnos e também noturnos, representa uma mudança no paradigma do setor, influenciada pelas alterações que o mundo tem vindo a atravessar. Apenas há quatro anos, a Deutsche Bahn, uma empresa ferroviária alemã, vendeu todas as suas carruagens noturnas, afirmando que as mesmas não eram lucrativas.
E no entanto, agora, ferroviárias de diferentes países como França, Alemanha, Áustria e Suíça fazem o oposto e começam a apostar em investimentos multimilionários (697 milhões de euros, estima-se que seja o total) para reavivar só os serviços noturnos.
Para 2022, está previsto que cheguem novos projetos que pretendem unir diferentes cidades do continente como Praga, Berlim e Amesterdão. Em 2024 uma start-up francesa planeia também unir Paris a Copenhaga, Roma e Porto.
Esta start-up em particular, a mais falada, a Midnight Trains, descreve as suas composições como um hotel sob trilhos, contando ainda com um restaurante, bar e quartos privados ao estilo dos típicos alojamentos. Com partida em Paris, espera unir 12 cidades diferentes a partir de 2024. No entanto, este é apenas um dos novos projetos que prometem trazer de volta este estilo de viagem (e estadia) mais económica e sustentável.
A companhia ferroviária francesa SNF, por exemplo, anunciou em 2017 planos que visavam renascer os comboios noturnos, tendo já uma opção que liga Paris a Côte d’Azur, com bilhetes desde 29€.
Outro dos projetos vem da República Checa, em parceria com a European Sleeper. A RegioJet vai ligar Praga a Bruxelas, e Berlim a Amesterdão já em 2022. O comboio vai ter serviços como Internet, café e pequenos-almoços gratuitos. A mesma empresa vai também lançar já este ano uma rota que liga Praga a Lviv.
Destas antecipadas viagens, uma das mais anunciadas no passado ano já arrancou no dia 13 de dezembro. A Nightjet está a levar passageiros, há cerca de duas semanas, por uma aventura única, com viagens económicas e um clima romântico para que qualquer pessoa possa viajar com estilo e praticamente qualquer orçamento.
A primeira destas novas rotas noturnas de comboios que prometem revolucionar as viagens da Europa liga Paris a Viena, mas também pára em Estrasburgo, Munique, Salzburgo, Linz e St Pölten.
Segundo o jornal britânico “Metro“, este comboio noturno funciona três vezes por semana com partida cerca das 19h40 e chegada ao destino por volta das 10 horas da manhã seguinte. A Nightjet conectará a cidade da música com a cidade do amor às segundas, quintas e sábados a partir de Viena; e terças, sextas e domingos de Paris.
Existem três opções de bilhetes diferentes para escolher: dependendo se pretende viajar em carruagens com assentos, couchettes ou carruagens com camas partilhadas ou ainda e cabines-cama privadas.
Ainda de acordo com o jornal, os compartimentos de assentos têm espaço suficiente para seis, enquanto as couchettes acomodam quatro ou seis pessoas. O bilhete até inclui pequeno-almoço nas carruagens, para um despertar perfeito antes de chegar ao destino. Os compartimentos privados funcionam de maneira semelhante mas oferecem a garantia de que o passageiro ficará sozinho.
A viagem e a acomodação começam nos 29,90€, segundo o “Metro”. Mas atenção que isto é para um percurso mais curto, entre Viena e Munique. A viagem completa (entre Viena e Paris), de 14 horas, que a NiT encontrou mais barata começa nos 49,90€ se marcada com antecedência, como por exemplo para 5 de março, no sentido Viena-Paris.
Para uma opção de viagem económica, o resultado final é bastante sofisticado, com ar-condicionado, serviço de quarto e roupas de cama luxuosas. Algumas cabines de luxo também têm os seus próprios chuveiros com amenidades de banho.
Os Nightjets são operados pela ÖBB tanto de forma independente quanto em cooperação com parceiros ferroviários na Suíça (SBB), Itália (Trenitalia), França (SNCF) e Holanda (NS).
Além disso, o viajante pode fazer uma viagem maior e conectar-se facilmente para ir a outros destinos usando a rede EuroNight que tem parceria com a Nightjet. Assim pode continuar a viagem para por exemplo a Hungria ou República Checa. Além de tudo isto, a Nightjet tem testes Covid a bordo.
Para conhecer melhor as carruagens, pode espreitar o vídeo partilhado pela empresa no final de 2019: na altura, a Nightjet era descrita como “as viagens do futuro”.