Medway investe 93 milhões na compra de 16 locomotivas eléctricas e 133 novos vagões
19/11/2021 18:11 - Revista Cargo

A Medway assinou, com as empresas Stadler e Tatravagonka, o contrato para a aquisição de 16 locomotivas eléctricas interoperáveis e 113 novos vagões, respectivamente. O momento foi assinalado esta Sexta-feira (dia 19 de Novembro), num encontro presenciado pelo Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge […] O conteúdo Medway investe 93 milhões na compra de 16 locomotivas eléctricas e 133 novos vagões aparece primeiro em Revista Cargo - Transportes e Logística.

Medway investe 93 milhões na compra de 16 locomotivas eléctricas e 133 novos vagões

A Medway assinou, com as empresas Stadler e Tatravagonka, o contrato para a aquisição de 16 locomotivas eléctricas interoperáveis e 113 novos vagões, respectivamente. O momento foi assinalado esta Sexta-feira (dia 19 de Novembro), num encontro presenciado pelo Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e pelo Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado.

A compra de material rolante mais eficiente e menos poluente, para reforçar a frota da operadora logística e ferroviária, representa um investimento de 93 milhões de euros e, segundo vincou a empresa, constitui «um contributo significativo para o sector ferroviário nacional e ibérico, inserindo-se na ambição europeia de promover este meio de transporte». Na visão do director-geral da operadora, trata-se de uma aposta na sustentabilidade.

«Este investimento traduz o compromisso da Medway no esforço de melhorar a sua actividade e eficiência, de modo a corresponder aos desafios que hoje se colocam para fazer face ao programa de expansão em que estamos envolvidos, às exigências da descarbonização e da economia sustentável e, sobretudo, para corresponder às necessidades dos clientes e das suas cadeias logísticas», reagiu Bruno Silva, Director-Geral da Medway.

Locomotiva MedwayAs novas locomotivas, que deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, serão eléctricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tracção existente no mercado. Serão locomotivas interoperáveis, capazes de circular em toda a rede ferroviária electrificada portuguesa e espanhola e preparadas para poderem circular em bitola UIC no futuro.

Para a construção dos novos vagões para a Medway, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia, contando com novos pavilhões, uma equipa reforçada e tecnologia de ponta. «É uma honra para nós entrar, pela primeira vez, em território português e converter a amizade com uma Empresa que conhecemos há muito tempo numa parceria comercial. O futuro é do desenvolvimento sustentável e o sector ferroviário é a ferramenta certa para alcançá-lo, por isso, é com enorme satisfação que damos mais um passo nessa conquista de braço dado com a Medway», comentou Branislav Toporcer, da Director de Vendas da empresa Tatravagonka.