Monarquia fora dos carris: Carlos III acaba com o Comboio Real
02/07/2025 18:30 - Sapo 24

O Comboio Real particular da família real britânica será desativado como parte da iniciativa do Rei Carlos III para modernizar a monarquia e reduzir custos.

Monarquia fora dos carris: Carlos III acaba com o Comboio Real

Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

O comboio tem sido usado para transportar membros da família real pela rede ferroviária britânica desde 1840, mas a manutenção e armazenagem estão a tornar-se cada vez mais caras. O material da década de 1980 precisaria ser adaptado às redes ferroviárias modernas, e dois novos helicópteros mais económicos oferecem a alternativa adequada, avança o jornal The Guardian.

James Chalmers, o guardião da privy purse (dinheiro da coroa), citado pelo jornal, diz que: “O cortejo real, é claro, faz parte da vida nacional há muitas décadas, amado e cuidado por todos os envolvidos. Mas, ao seguirmos em frente, não nos devemos prender ao passado".

“Assim como muitas partes do trabalho da casa real foram modernizadas e adaptadas para refletir o mundo de hoje, também chegou a hora de nos despedirmos com o maior carinho, enquanto procuramos ser disciplinados e progressistas na alocação de recursos”, acrescentou.

As contas reais anuais para 2024-25, publicadas na segunda-feira, mostram que a subvenção da família real, que é distribuída pelo Tesouro para financiar os deveres oficiais da família real, permanecerá em 86,3 milhões de libras pelo quarto ano consecutivo.

A subvenção aumentará para 132 milhões de livras anualmente entre 2025 e 2027. Este aumento destina-se, em parte, a aproveitar os lucros recordes dos parques eólicos offshore para a propriedade da coroa, que atingiram 1,1 mil milhões no último ano fiscal, e também para cobrir os custos restantes de 100 milhões de libras da reforma de 369 milhões de libras durante 10 anos do Palácio de Buckingham.

As contas também mostram que os custos de viagens reais aumentaram também em 500.000 de libras, para 4,7 milhões de libras.

Como parte de uma iniciativa de sustentabilidade, um dos Bentleys reais agora é também movido a biocombustíveis, enquanto o outro passará por essa transição este ano, e a mudança para veículos elétricos está a ser considerada.