Ao fim de longa espera, <em>Metrobus </em>da Boavista faz primeiro ensaio sem anomalias a registar
06/06/2025 07:54 - Público

Metro do Porto acompanhou testes com o único autocarro a hidrogénio que já recebeu. Novo ensaio marcado para dia 11 de Junho, mas ainda não há data para início da operação.

Ao fim de longa espera, <em>Metrobus </em>da Boavista faz primeiro ensaio sem anomalias a registar

Já passava das 22h e os agentes da Polícia Municipal do Porto ainda mandavam desviar os ocasionais utilizadores de bicicletas e trotinetes do canal de metrobus da Avenida da Boavista. A infra-estrutura, praticamente pronta desde Setembro, tem sido utilizada por modos activos de transporte, uma fez que a Metro do Porto ainda aguardava os veículos que encomendou para operar o sistema.

Na noite desta quinta-feira isso mudou. Ao fim de uma longa espera, o primeiro autocarro a hidrogénio do metrobus do Porto levou a cabo um ensaio entre a Casa da Música e a Praça do Império, percorrendo as avenidas da Boavista e a Marechal Gomes da Costa.

Segundo informação da Metro do Porto enviada ao PÚBLICO, “os ensaios foram conduzidos por técnicos do fornecedor, a empresa portuguesa Caetano Bus, e acompanhados por responsáveis” da empresa de transportes.

Os testes, que começaram pelas 22h, foram acompanhados por um forte dispositivo da Polícia Municipal e, além do percurso, foi testada “a inversão de sentido em ambos os extremos da linha”. Junto à estação da Casa da Música, o autocarro articulado trocou de sentido sem ter de dar a volta à Rotunda da Boavista, fazendo a manobra na área disponível, no extremo da avenida.

“Todas as operações, incluindo as de aproximação e paragem em todas as sete estações do metrobus nesta ligação, bem como a de inversão de marcha na Rotunda da Boavista, em frente à Casa da Música, foram várias vezes testadas com sucesso, sem qualquer anomalia a registar”, informa a Metro do Porto.

O primeiro autocarro do metrobus chegou a Portugal há pouco mais de uma semana e a Metro do Porto já tinha tentado marcar ensaios junto da autarquia. A Câmara Municipal do Porto (CMP) explica que, no último fim-de-semana, não foi possível garantir o acompanhamento da Polícia Municipal uma vez que já estava “a providenciar um elevado número de operacionais e meios para outros eventos e solicitações, nomeadamente o Serralves em Festa”.

Acrescenta também que, então, não tinha recebido previamente “documentação necessária (e obrigatória) para a circulação de qualquer veículo na via pública (a saber: seguro, homologação e documento único automóvel”.

Depois do primeiro teste no canal dedicado, está programada uma segunda noite de testes para a próxima quarta-feira, dia 11, que deverão ser feitos com o mesmo veículo, o único do sistema que já está em solo nacional. A Metro do Porto conta receber os próximos quatro autocarros nas últimas semanas de Junho.

O município, em respostas enviadas ao PÚBLICO, diz ainda não ter informações sobre o arranque ao serviço desta linha de transporte público que será operada pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

Recorda também que "os veículos não estão homologados, o sistema de validação está por instalar, e na fase de testes perceber-se-á se será necessário promover alguns ajustes, como por exemplo no que se refere à entrada e largada dos passageiros nas diferentes paragens”.

No último ano, a Metro do Porto foi avançando datas de chegada dos veículos do metrobus, que depois foi revendo e adiando, o que causou atrito com a autarquia. As relações frias entre as duas entidades tiveram novo momento de discordância pública já nesta semana. Compelida por uma petição lançada em ambiente de pré-campanha por um candidato à CMP, a Assembleia Municipal aprovou alterações à segunda fase da obra do metrobus (entre a Marechal Gomes da Costa e a Rotunda da Anémona, já em Matosinhos), que, ao fim de meses de litígio judicial, estaria para ir para o terreno.

Por agora, para que a primeira fase comece a servir a população, falta igualmente assinar o memorando de entendimento entre município, STCP, Metro do Porto e Ministério das Infra-estruturas. Sem esse passo, a operação não pode arrancar.

Da última vez que prestou informações públicas sobre o tema, em Maio, a Metro do Porto avançou que estaria em condições de entregar a operação à STCP em Julho.