Criança de 12 anos ferida com gravidade em atropelamento ferroviário no Alentejo
19/04/2025 18:58 - Público

Criança de 12 anos estava acompanhada pelo pai. Acidente aconteceu pouco depois das 17h deste sábado, em Odemira.

Criança de 12 anos ferida com gravidade em atropelamento ferroviário no Alentejo

Um rapaz de 12 anos sofreu este sábado, 19 de Abril, ferimentos graves num atropelamento ferroviário na zona de Luzianes-Gare, no concelho de Odemira, distrito de Beja. Vítima foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Litoral indicou que a criança foi estabilizada no local pelo pessoal médico e, às 19h44, o helicóptero do INEM levantou voo para a levar para aquela unidade hospital em Lisboa.

A mesma fonte acrescentou que a circulação ferroviária naquele troço da Linha do Sul, perto de Luzianes-Gare, concelho de Odemira, “foi restabelecida às 19h15”.

Igualmente contactada pela Lusa, fonte da Infra-estruturas de Portugal (IP) referiu que a circulação no troço em que estava suspensa, entre Santa Clara-Sabóia e Luzianes, foi retomada “por volta das 19h”.

O Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo Litoral explicou anteriormente à Lusa que o alerta para o atropelamento ferroviário foi dado às 17h29.

A fonte precisou que a vítima, um ferido grave, era um rapaz de 12 anos, que se encontrava com o pai “junto a um pontão na linha, a cerca de um quilómetro a seguir à passagem de nível”.

Na altura, a fonte da IP disse à Lusa que a circulação ferroviária neste troço da Linha do Sul estava interrompida desde 17h10, devido a “um incidente” ocorrido “ao quilómetro 246”, mas sem falar em atropelamento ferroviário.

Para o local do sinistro foram mobilizados 13 operacionais, apoiados por cinco veículos, entre meios dos bombeiros, da GNR e INEM, incluindo o helicóptero sediado no Algarve.