Hoje nas notícias: cinto apertado, comboios e autarquias
21/10/2024 07:03 - Sapo Eco

As maiores economias da Zona Euro, com destaque para a França, estão a preparar grandes ajustamentos para 2025. A procura pelo Cartão CP+, necessário para adquirir o novo Passe Ferroviário Verde, triplicou em setembro e outubro face à média dos cinco meses anteriores. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira. […]

Hoje nas notícias: cinto apertado, comboios e autarquias

As maiores economias da Zona Euro, com destaque para a França, estão a preparar grandes ajustamentos para 2025. A procura pelo Cartão CP+, necessário para adquirir o novo Passe Ferroviário Verde, triplicou em setembro e outubro face à média dos cinco meses anteriores. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

As principais economias da Zona Euro estão a preparar fortes ajustamentos para o próximo ano, com destaque para a Alemanha, a Itália e, sobretudo, a França, que nos novos planos orçamentais estruturais de médio prazo assumem melhorias anuais no saldo estrutural que vão além do que exigem as novas regras de Bruxelas em caso de procedimentos de défice excessivo — de 0,75, 0,6 e 0,9 pontos percentuais, respetivamente. Em Espanha, o ajustamento será menor, enquanto os Países Baixos são a exceção entre as cinco maiores economias da área da moeda única.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

O Passe Ferroviário Verde em vigor esta segunda-feira, mas a procura pelo cartão CP+, necessário para poder adquirir o novo título de transporte, já disparou na primeira quinzena deste mês. Depois de, entre abril e agosto, terem sido vendidos, em média, 2.500 cartões por mês, a transportadora ferroviária vendeu 7.336 cartões em setembro e 3.769 cartões entre os dias 1 e 15 de outubro, triplicando a média da procura dos últimos meses. A expectativa é de que a procura continue a aumentar.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Nos primeiros oito meses do ano, as câmaras municipais perderam 908 mil euros por dia de receita fiscal em relação ao mesmo período de 2023, segundo mostra a execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento. Trata-se de uma inversão da tendência de crescimento que se tem verificado na última década — à exceção de 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19 –, influenciada sobretudo pelas perdas nos proveitos da derrama, bem como do imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Em 2023, quase 80% das novas pensões de velhice atribuídas pela Segurança Social concentravam-se nos dois escalões mais baixos. Significa isto que a maioria das novas reformas foi inferior a 720,64 euros, abaixo do valor do salário mínimo nacional que vigorava no ano passado (760 euros).

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

A “Eva”, o novo assistente virtual que está a ser criado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, vai ajudar a analisar candidaturas a fundos europeus e o processamento de pagamentos a beneficiários. O recurso à inteligência artificial na autoridade responsável pela coordenação da aplicação dos fundos comunitários em Portugal faz parte da estratégia do Governo de aproveitar as potencialidades desta tecnologia para acelerar a execução dos fundos europeus.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso indisponível)