Liga Portugal #8 O reencontro de Amorim, Benfica na Turkish e FC Porto com grande jogo
05/10/2024 09:21 - Sapo Eco

Última semana antes de o comboio da Liga Portugal fazer novamente a paragem que muitos adeptos não gostam tanto. A paragem de seleções. Finalizada a jornada 8, o futebol de clubes só vem quase duas semanas depois, com a Taça de Portugal, e o campeonato apenas no final do mês de outubro. O Sporting, líder […]

Liga Portugal #8 O reencontro de Amorim, Benfica na Turkish e FC Porto com grande jogo

Última semana antes de o comboio da Liga Portugal fazer novamente a paragem que muitos adeptos não gostam tanto. A paragem de seleções. Finalizada a jornada 8, o futebol de clubes só vem quase duas semanas depois, com a Taça de Portugal, e o campeonato apenas no final do mês de outubro. O Sporting, líder incontestado até ao momento, vai receber o Casa Pia; o Benfica vai à Choupana enfrentar o Nacional da Madeira e o FC Porto vai acolher o jogo cabeça de cartaz, com o Braga.

Dando um flashback breve à última jornada, os principais destaques foram o primeiro ponto somado do Farense (empate com o AVS SAD a zeros); as goleadas do Benfica sobre o Gil Vicente (5-1), FC Porto ao Arouca (4-0) e o Braga com o Rio Ave (4-0); a vitória tranquila do Sporting (3-0) sobre o Estoril-Praia; a perda de pontos do Vitória SC e do Famalicão e mais uma vitória do Santa Clara, que está a fazer um início de temporada brutal na Primeira Liga.

Internamente não há ninguém como o Sporting na Primeira Liga. Até ao momento, pelo menos. A turma de Rúben Amorim tem dado lições semana a semana de como jogar um futebol ofensivo e variado, mantendo o controlo defensivo (sofreram muito pouco). Agora vão enfrentar o Casa de Pia de João Pereira, que tem crescido nos últimos tempos. Não esquecer que Rúben Amorim reencontra uma “casa” que conhece bem.

Um dos aspetos mais importantes que se observou na última jornada contra o Estoril-Praia foi a forma como o Sporting reagiu à perda e recuperou muitas bolas em zonas avançadas do terreno, fruto também de ter vários jogadores no meio-campo ofensivo. Nesta lógica, o Casa Pia de João Pereira deverá preocupar-se com a saída da primeira fase de construção e como superar a pressão dos leões, além de montar uma estratégia compacta e organizada no plano defensivo para travar o poder de força adversário. Não será nada fácil ainda por cima estando a jogar em Alvalade.

Além da ausência de Pedro Gonçalves – que obriga Rúben Amorim a procurar soluções criativas no corredor esquerdo – as maiores de cabeça do Sporting concentram-se na linha defensiva, pois Matheus Reis e Ousmane Diomande são baixas, Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma estão em dúvida e Jeremiah St. Juste em fase final de recuperação. Há Zeno Debast totalmente disponível. O Sporting mantém-se como uma equipa adulta e, tal como na vida, não é imune a problemas.

Há vários estádios emblemáticos em Portugal e a Choupana é um deles. Ainda assim, nesta temporada, o Nacional não leva um bom registo em casa. Começou por ser goleado pelo Sporting por 6-1, venceu o Farense por 2-0 (não é um grande feito, pois o Farense só na última semana é que somou o primeiro ponto na Liga e isso diz muito) e perdeu 3-0 com o Braga. Depois da ressaca europeia do Benfica – goleada ao Atlético Madrid – a turma de Bruno Lage deverá vir com muito mais confiança. O que por vezes é muito bom, por vezes pode ser mau.

O Benfica está no melhor momento dos últimos tempos. Desde que Bruno Lage assumiu o comando, houve exatamente o que Rui Costa desejava: uma resposta num curto espaço de tempo, aproximação dos adeptos à equipa, melhor futebol e resultados. São já cinco vitórias consecutivas. O abandono da dupla Florentino-Barreiro e a utilização de um sistema de três médios; o conforto de Orkun Kokçu a jogar como médio interior esquerdo e a assumir a organização; o regresso de Fredrik Aursnes ao meio-campo e as sociedades no corredor esquerdo com Carreras (exibição brutal) e Kerem Akturkoglu (grande momento) têm sido chave.

Dragões e Arsenalistas vão batalhar no jogo cabeça de cartaz da oitava jornada da Primeira Liga. Por muito pouco, o FC Porto tinha uma noite incrível na Europa League, com reviravolta frente ao Manchester United – o golo de Harry Maguire já nos descontos deixou um dissabor. Já ao Braga as coisas correram bem piores: derrota de 3-0 em casa do Olympiacos. Em ressaca europeia, as duas equipas vão enfrentar-se este fim-de-semana às 20h30 de domingo.

O FC Porto de Vítor Bruno ainda está em crescimento e apresenta por isso certas lacunas defensivas, especialmente no que à transição diz respeito. O Braga também sofre do mesmo problema, mas, além de coletivo, a questão estende-se à individualidade dos seus defesas. A nível ofensivo, o FC Porto tem encontrado a felicidade muitas vezes através de Samu Aghehowa (jogador pediu para não ser chamado Omorodion) e trabalha na gestão equilibrada entre um ataque mais direito e um ataque mais apoiado e sustentado. Depende também do adversário e das suas fragilidades.

Rodrigo Zalazar é uma grande baixa do Braga de Carlos Carvalhal e o treinador deverá assim montar uma estratégia com dois extremos puros. Recordar que o conjunto minhoto está atualmente no quinto lugar (14P), um ponto atrás do Santa Clara (15P) e dois do Benfica (16P). O objetivo será somar pontos e subir na tabela classificativa antes da paragem internacional, mas não será de todo fácil.

Sexta-feira, 4 de outubro

Moreirense FC – Boavista FC, 20h15 – Sport TV

Sábado, 5 de outubro

GD Chaves – Gil Vicente FC, 15h30 – Sport TV

SC Farense – FC Vizela, 15h30 – Sport TV

SC Braga – Rio Ave FC, 18h00 – Sport TV

Estoril Praia – SL Benfica, 20h30 – Sport TV

Domingo, 6 de outubro

FC Famalicão – Vitória SC, 15h30 – Sport TV

Casa Pia AC – Estrela Amadora, 15h30 – Sport TV

FC Porto – Portimonense, 18h00 – Sport TV

Sporting CP – FC Arouca, 20h30 – Sport TV