AE ferroviária Valência – Entroncamento custa 20 milhões
22/07/2024 17:29 - Transportes & Negócios

Vinte milhões de euros é o investimento previsto pelos promotores para a AE ferroviária entre o porto de Valência e o Entroncamento. The post AE ferroviária Valência – Entroncamento custa 20 milhões first appeared on Transportes & Negócios.

AE ferroviária Valência – Entroncamento custa 20 milhões

A AE ferroviária entre Valência e Madrid foi hoje inaugurada oficialmente, tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS antecipou. Na hora dos discursos, os protagonistas desejaram que se siga “em breve” a extensão a Portugal.

“Hoje colocamos em marcha a primeira auto-estrada ferroviária que liga a Madrid, mas chegaremos a Lisboa”, afirmou a presidente do Porto de Valência, Mar Chao. No que foi secundada pelos responsáveis do governo espanhol e da Tramesa e TransItalia, os dois parceiros no serviço hoje lançado. Todos a pedirem celeridade no processo.

A AE ferroviária entre Valência e Madrid pressupôs um investimento de 20 milhões de euros, e outro tanto será necessário para o serviço para Portugal. Desde logo, porque haverá, de novo, que adquirir vagões T4000 e semi-reboques P400 e instalar o pórtico para a movimentação das cargas. No caso espanhol, o investimento foi co-financiado com dinheiros do PRR.

Há sensivelmente um ano, a Tramesa e a Infraestruturas de Portugal assinaram um protocolo para estender o serviço a Portugal. Na altura, a ideia era lançar as ligações para Madrid e Entroncamento em simultâneo. Um ano volvido, arranca o comboio para Madrid. E espera-se agora que em 2025 possa partir para o Entroncamento.

A AE ferroviária hoje inaugurada entre o porto de Valência e Madrid prolonga, na prática, as AE do Mar que ligam o porto espanhol a Itália e à Grécia. E assim será quando chegar a Portugal, o que significará que um semi-reboque luso poderá viajar até à Grécia sem colocar um pneu na estrada…

A AE ferroviária arrancou hoje, mas as quatro ligações semanais programadas só acontecerão depois do Verão. E a operação plena terá de esperar pelos restantes vagões T4000 encomendados pela Tramesa à Tatravagónka, que só deverão chegar a Espanha no início do próximo ano.