Descarrilamento do metro em Alvalade obriga ao corte da circulação nas linhas Verde e Amarela
24/05/2024 08:16 - Público
Uma carruagem do Metro de Lisboa descarrilou na estação em Alvalade. A circulação nas linhas Verde e Amarela foi interrompida. Metro confirma uma avaria na sinalização.
Um descarrilamento no Metropolitano de Lisboa obrigou ao corte da circulação nas linhas Verde e Amarela esta sexta-feira de manhã, confirmou a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa. O Metro de Lisboa já tinha avançado que a circulação estava interrompida por tempo indeterminado. Quinhentas pessoas tiveram de ser retiradas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) confirmou um alerta para um descarrilamento ferroviário às 7h50 desta sexta-feira em Alvalade. A ocorrência ainda está em curso e, por volta das 9h20, estava a ser gerida por 25 operacionais apoiados por oito viaturas.
O acidente foi causado pelo descarrilamento da primeira carruagem, onde trabalha o maquinista, e terá ocorrido junto à estação de Alvalade. De acordo com o Metro de Lisboa, a circulação foi interrompida por causa de uma "avaria na circulação": "Não é possível prever a duração da interrupção, que poderá ser prolongada", diz a informação mais recente da empresa.
O comboio envolvido no acidente foi evacuado e não há registo de vítimas, embora duas pessoas tenham sido assistidas no local por indisposição, sem que tenham necessitado de apoio hospitalar. O Metropolitano de Lisboa está a preparar-se para lançar um comunicado com mais detalhes sobre o que esteve na origem do acidente e como é que ele decorreu. A PSP, os bombeiros e o INEM estão no local, junto à Praça Alvalade.
O acidente aconteceu às primeiras horas de um fim-de-semana de elevada pressão para os transportes públicos em Lisboa, com o duplo concerto de Taylor Swift a condicionar o trânsito na cidade e com a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e Sporting CP a decorrer no domingo no Centro Desportivo Nacional do Jamor.