Comboio de carga percorreu 70 quilómetros desgovernado na Índia
26/02/2024 10:16 - Sapo 24

A empresa que administra as ferrovias da Índia anunciou nesta segunda-feira ter aberto uma investigação depois de um comboio de carga ter percorrido um trecho de 70 quilómetros sem maquinista.

Comboio de carga percorreu 70 quilómetros desgovernado na Índia

"Já ordenámos a abertura de um inquérito", declarou Deepak Kumar, porta-voz da Northern Railways, um dia após o incidente, que não provocou vítimas.

No domingo, quase 50 vagões, carregados com cascalho, viajaram sem maquinista a 100 km/h entre o estado de Jammu e Caxemira e Punjab, também no norte do país. O comboio foi parado por blocos de madeira colocados nos carris.

O incidente começou na estação de Jammu, onde o comboio estava estacionado para a mudança da equipa, segundo a imprensa local.

Após a saída do maquinista e da sua equipa, o comboio começou a descer a encosta. Todas as passagens de nível foram fechadas para evitar acidentes.

A Índia, que tem uma das maiores redes ferroviárias do mundo, regista acidentes com frequência. O mais grave aconteceu em 6 de junho de 1981, no estado de Bihar, quando sete vagões de um comboio que atravessava uma ponte caíram no rio Bagmati. A tragédia deixou entre 800 e 1.000 mortos.