Nova versão do PNI 2030 prevê mais obras na ferrovia pelo mesmo dinheiro
13/02/2024 19:50 - Sapo Eco
A nova versão do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 relativa aos Transportes e Mobilidade prevê mais obras de modernização da ferrovia pelo mesmo dinheiro, apesar de as obras acrescentadas representarem, pelo menos, um acréscimo de 438 milhões de euros. Além disso, foram apagados das fichas de projeto os valores dos investimentos, noticia esta terça-feira […]
A nova versão do Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 relativa aos Transportes e Mobilidade prevê mais obras de modernização da ferrovia pelo mesmo dinheiro, apesar de as obras acrescentadas representarem, pelo menos, um acréscimo de 438 milhões de euros. Além disso, foram apagados das fichas de projeto os valores dos investimentos, noticia esta terça-feira o Público (acesso pago).
A Infraestruturas de Portugal não explicou ao jornal por que motivo foram apagados os valores dos investimentos da nova versão do PNI 2030. Mas o Público conseguiu ter acesso aos mesmos consultando o relatório de Avaliação Ambiental do PNI 2030, descobrindo que, em algumas fichas, está previsto o mesmo valor de investimento, mas com mais obras em cima.
É o caso da ficha 5. Na linha do Douro, o Governo propõe modernizar o troço Marco-Régua e, na linha do Norte, Ovar-Gaia e Santana/Cartaxo-Entroncamento, esperando também terminar a modernização do troço Meleças-Caldas da Rainha na Linha do Oeste. Porém, para estas obras, o PNI prevê exatamente o mesmo valor de 740 milhões de euros que já estava previsto para a modernização de troços na Linha do Douro e na Linha do Oeste e, ainda, a duplicação do Ramal de Alfarelos. Segundo o Público, não é a única ficha em que isto acontece.