CCDR adjudica estudo técnico do traçado base para o metrobus Algarve
12/02/2024 10:59 - Sapo Eco

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve adjudicou o estudo para a proposta de traçado do metrobus entre Faro-Olhão-Aeroporto-Universidade do Algarve-Parque das Cidades-Loulé. “Ficará definido o estudo do traçado, a proposta de localização das paragens, o veículo padrão estabelecido, a estimativa dos custos de construção das infraestruturas e do material circulante. O […]

CCDR adjudica estudo técnico do traçado base para o metrobus Algarve

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve adjudicou o estudo para a proposta de traçado do metrobus entre Faro-Olhão-Aeroporto-Universidade do Algarve-Parque das Cidades-Loulé.

Ficará definido o estudo do traçado, a proposta de localização das paragens, o veículo padrão estabelecido, a estimativa dos custos de construção das infraestruturas e do material circulante. O estudo a desenvolver terá o grau de detalhe inerente à fase de Programa base e terá de ser validado pelos municípios envolvidos”, detalha a CCDR Algarve em comunicado.

Integrado no Portugal 2030, o projeto desenvolvido em articulação com os Municípios de Faro, Olhão e Loulé, a Universidade do Algarve, o Aeroporto Internacional – ANA e o Turismo do Algarve, “pretende promover a mobilidade urbana multimodal sustentável, como parte da transição para uma economia com zero emissões líquidas de carbono e de descarbonização dos transportes públicos na região”.

Como foi anunciado o ano passado, o projeto de metrobus pretende criar ligação em 15 minutos entre Faro, Loulé e Olhão. O projeto previsto contempla 24 paragens, ao longo de 38 quilómetros, servindo cerca de 185 mil residentes nos três concelhos, ou seja, 40% da população algarvia.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, perspetiva que o metrobus estará concluído até 2029.