Foz Côa “embarca” na rota turística mais antiga da CP até às Amendoeiras em Flor
02/02/2024 14:01 - Sapo Eco

É a rota turística mais antiga da CP – Comboios de Portugal, que este ano já vai na 70.ª edição e que lança o desafio, juntamente com a autarquia de Vila Nova de Foz Côa: “Embarque num comboio com vista para o Douro e faça a Rota das Amendoeiras em Flor”. A CP promete uma […]

Foz Côa “embarca” na rota turística mais antiga da CP até às Amendoeiras em Flor

É a rota turística mais antiga da CP – Comboios de Portugal, que este ano já vai na 70.ª edição e que lança o desafio, juntamente com a autarquia de Vila Nova de Foz Côa: “Embarque num comboio com vista para o Douro e faça a Rota das Amendoeiras em Flor”.

A CP promete uma “viagem inesquecível em carruagens históricas, pelas paisagens Património Mundial da Humanidade da UNESCO, oferecendo um espetáculo visual encantador das amendoeiras em flor”. E acrescenta uma novidade: exposições, restauração, animação de rua e concertos.

“Será ainda possível provar doces típicos, visitar uma feira de produtos regionais e conhecer o Museu de Foz Côa”, refere a CP, em comunicado, garantindo que esta rota foi a primeira a ser adaptada ao novo modelo de turismo ferroviário que está a implementar no terreno.

Durante a apresentação deste evento, o presidente da CP, Pedro Moreira, destacou a importância desta parceria com o município e mostrou-se disponível para desenvolver novos produtos que ajudem a potenciar aquela região. “Esta é uma boa forma de aproximar o litoral do interior. As pessoas ficam maravilhadas com a paisagem, com a cultura, as características e tradições da região. Com esta rota estamos a aliar a coesão territorial a um modo de transporte sustentável e amigo do ambiente, alinhado com as exigências da atualidade”, afirmou.

No âmbito desta parceria, o município encarrega-se do transporte dos visitantes ao Museu de Foz Côa e ao centro da cidade, assim como da visita guiada às amendoeiras em flor, durante as seis horas e meia em que os passageiros permanecem no território. O autarca João Paulo Sousa realça a importância desta iniciativa para “divulgar a qualidade da amêndoa e dos produtos endógenos e, acima de tudo, atrair gente ao território”.

Serão realizadas seis viagens no âmbito da Rota das Amendoeiras em Flor, em três fins de semana, nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março. O percurso pela Linha do Douro liga a estação de Porto São Bento e o Pocinho, em Foz Côa.

A partida do Porto acontece às 7h20 em carruagem especial — carruagem Schindler de 1.ª classe –, chegando o comboio à Estação do Pocinho pelas 10h45. O regresso, a partir do Pocinho, realiza-se pelas 17h14, estando prevista a chegada a São Bento para as 20h30. O custo de cada viagem (ida e volta) mantém-se inalterado em relação ao ano passado, rondando os 49 euros por adulto e 25 euros para crianças dos 4 até aos 12 anos.