Novo metro chinês do Porto faz viagem inaugural com Costa a bordo
06/12/2023 09:31 - Sapo Eco
Os novos veículos do Metro do Porto, contratados à chinesa CRRC Tangshan, entram esta quarta-feira em circulação, com a realização da primeira viagem comercial de uma das 18 novas unidades entre as estações da Trindade e da Casa da Música. Para assinalar a entrada em operação da nova frota, que representou um investimento de 49,6 […]

Os novos veículos do Metro do Porto, contratados à chinesa CRRC Tangshan, entram esta quarta-feira em circulação, com a realização da primeira viagem comercial de uma das 18 novas unidades entre as estações da Trindade e da Casa da Música.
Para assinalar a entrada em operação da nova frota, que representou um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, por volta das 11h seguem a bordo o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Do lote de 18 composições que vêm alargar a frota do Metro de 102 para 120 unidades, 15 já se encontram no Porto. As restantes três chegam até ao final deste ano, de acordo com a informação disponibilizada pela transportadora liderada por Tiago Braga.
“O Metro do Porto representa um ativo relevante, não apenas no serviço que presta à Área Metropolitana, mas pela sua relevância estratégica na ação climática e mobilidade sustentável. Este investimento na aquisição de novo material circulante, ao qual se juntam mais 6,1 milhões para a sua manutenção, aumentará a oferta de transporte, com a entrada em funcionamento de 14 novos veículos em circulação já neste mês de dezembro”, enquadra o gabinete do primeiro-ministro, numa nota de agenda enviada às redações.
A frota da Metro do Porto, que opera em sete concelhos da área metropolitana com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, é constituída atualmente por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train. O novo modelo made in China é composto por quatro carruagens, tem capacidade para 244 passageiros (dos quais 64 sentados) e circula a uma velocidade máxima de 80 quilómetros por hora. Estas novas composições vão servir também as duas linhas em construção (Rosa e Amarela) para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede.
Fundada em 1881, a CRRC Tangshan é uma empresa chinesa com larga tradição na produção de comboios, comboios de alta velocidade e veículos de metro. É apresentada como a maior fabricante mundial de material circulante ferroviário, tem sede em Pequim e emprega mais de 180 mil trabalhadores, de acordo com dados oficiais.
Antes de participar na viagem inaugural, na companhia de Rui Moreira, o chefe do Executivo participa numa sessão solene de receção ao Governo na Câmara do Porto, seguida de assinatura do auto de descentralização na área da Saúde para o município portuenses, assim como do acordo para a transferência do Palácio de São João Novo (gestão do património) para as mãos da autarquia nortenha.