Notas de uma viagem à China
22/11/2023 06:54 - Sapo Eco

Escrevo do comboio “bala” que liga Xi’an a Chengdu. São 730km em 4 horas, o tempo da ligação de Lisboa a Faro; pontual ao minuto; limpíssimo. Desloquei-me à China em missão da European Federation for Management Development (EFMD), responsável pela prestigiada acreditação internacional EQUIS de escolas de gestão. Vim, precisamente, chefiar a delegação multinacional para […]

Notas de uma viagem à China

Escrevo do comboio “bala” que liga Xi’an a Chengdu. São 730km em 4 horas, o tempo da ligação de Lisboa a Faro; pontual ao minuto; limpíssimo. Desloquei-me à China em missão da European Federation for Management Development (EFMD), responsável pela prestigiada acreditação internacional EQUIS de escolas de gestão. Vim, precisamente, chefiar a delegação multinacional para a (re)acreditação da Escola de Gestão e Economia da Dalian University of Technology, em Dalian, província de Liaoning, no nordeste chinês. Concluída a missão, aproveitei para viajar uma semana com a minha mulher, por nós próprios, quase sem rede, pelo interior, fora das rotas mais batidas de Beijng, Shangai ou Guangzhou.

Estando na China é difícil acreditar que este estado de coisa possa evoluir organicamente para algo “mais ocidental”. Não sei se as pessoas o desejam ou, como Confúcio ensina, estarão resignadas na sua estação.