Nova linha violeta do Metro de Lisboa vai custar mais 140 milhões do que o previsto
18/11/2023 17:15 - NIT
São vários os atrasos, muitas as alterações — e um investimento cada vez maior. A nova linha violeta do Metro de Lisboa, que pretende ligar os concelhos de Odivelas e Loures, vai custar cerca de 530 milhões de euros, mais 140 milhões do que aqueles que estavam previstos numa fase inicial. O valor provém do … Continued O conteúdo Nova linha violeta do Metro de Lisboa vai custar mais 140 milhões do que o previsto aparece primeiro em NiT.

São vários os atrasos, muitas as alterações — e um investimento cada vez maior. A nova linha violeta do Metro de Lisboa, que pretende ligar os concelhos de Odivelas e Loures, vai custar cerca de 530 milhões de euros, mais 140 milhões do que aqueles que estavam previstos numa fase inicial. O valor provém do Plano de Recuperação e Resiliência e do Orçamento do Estado.
O orçamento foi aprovado esta quinta-feira, 16 de novembro, durante um Conselho de Ministros. Os municípios abrangidos pela via não entraram no financiamento da obra, que exige a cobertura da construção da infraestrutura ferroviária, o material e o trabalho de reordenamento do território.
Por trás do encarecimento, está a decisão de incluir troços subterrâneos. Estava previsto que o percurso circulasse apenas à superfície, porém, a topografia dos terrenos obrigou a que o Metro de Lisboa repensasse o projeto. Debaixo de terra ficarão as estações de Jardim do Radial, Ramada Escolas e Jardim do Castelinho.
Recorde-se que, em agosto, também foi anunciado que o desenho inicial, que previa a construção de 19 estações de metro, foi alterada. O número de paragens foi reduzido para 17, encurtando o trajeto para 11,5 quilómetros, com as obras a terminarem em 2026 (antes previsto para 2025). O troço vai mesmo acabar junto ao centro comercial LoureShopping.
Fora da equação ficam assim as estações do Infantado, na Urbanização do Infantado, e da Quinta de São Roque, na periferia norte do núcleo urbano. Desta forma, a Linha Violeta terminará na estação Várzea de Loures, ligando esta zona ao Hospital Beatriz Ângelo.
Assim que estiver concluída, a nova linha de metro vai facilitar as viagens entre Póvoa de Santo Adrião, Santo António dos Cavaleiros e Odivelas, onde termina atualmente a linha amarela.
Perto da outra extremidade, a estação Planalto da Caldeira, a penúltima da linha, irá ser construída numa área anexa ao parque de estacionamento do Centro Comercial Continente de Loures.