Só procura do Metro de Lisboa está abaixo dos níveis pré-pandemia até maio
15/06/2023 15:58 - Sapo Eco
Nos primeiros cinco meses deste ano, a procura pelos transportes coletivos urbanos superou em 1% os valores pré-pandemia. Entre todos os meios de transpores, apenas o Metro de Lisboa ainda está abaixo do pré-Covid, de acordo com os dados provisórios divulgados esta quinta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática. Entre janeiro e maio, […]

Nos primeiros cinco meses deste ano, a procura pelos transportes coletivos urbanos superou em 1% os valores pré-pandemia. Entre todos os meios de transpores, apenas o Metro de Lisboa ainda está abaixo do pré-Covid, de acordo com os dados provisórios divulgados esta quinta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Entre janeiro e maio, o Metro do Porto transportou 32.412 passageiros, isto é, um aumento de 29% face aos 25.112 passageiros transportados em igual período do ano passado. Já comparando com o valor pré-pandemia, trata-se de mais 3.983 passageiros (14%).
Ao mesmo tempo, a Transtejo/Soflusa transportou 7.908 passageiros durante os primeiros cinco meses deste ano, o que representa uma subida de 26% face aos 6.284 registados no período homólogo. Trata-se de uma estabilização face aos valores registados em igual período de 2019.
Quanto ao Metro de Lisboa, transportou 66.956 passageiros entre janeiro e maio, isto é, um aumento de 33% face aos 50.440 registados em igual período de 2022. Ainda assim, a procura no metro de Lisboa está ainda 5% abaixo dos 70.296 passageiros transportados em 2019, isto é, no pré-pandemia.
Na prática, o Metro do Porto foi, assim, o maior impulsionador para que a procura dos transportes urbanos ultrapassasse os valores pré-pandémicos. Em comunicado, a tutela liderada por Duarte Cordeiro sublinha que estes dados são ainda provisórios, mas “confirmam a tendência de recuperação do número de passageiros registada ao longo do último ano”.