Rival espanhola da TAP quer levar alta velocidade para aeroporto de Madrid
03/06/2023 13:20 - Sapo Eco

A Iberia quer que o aeroporto de Barajas, em Madrid, tenha uma estação passante. A companhia aérea espanhola, desta forma, pretende que comboios de alta velocidade possam, por exemplo, partir do aeroporto para Barcelona sem terem de passar pelo centro de Madrid. A companhia aérea rival da TAP encomendou um estudo a uma consultora internacional […]

Rival espanhola da TAP quer levar alta velocidade para aeroporto de Madrid

A Iberia quer que o aeroporto de Barajas, em Madrid, tenha uma estação passante. A companhia aérea espanhola, desta forma, pretende que comboios de alta velocidade possam, por exemplo, partir do aeroporto para Barcelona sem terem de passar pelo centro de Madrid. A companhia aérea rival da TAP encomendou um estudo a uma consultora internacional para verificar de que forma pode apostar na intermodalidade, noticiou nesta sexta-feira o jornal Cinco Días (acesso livre).

A partir de 2025 está previsto que a alta velocidade chegue ao Terminal 4 do aeroporto de Barajas, numa estação terminal. Para que se transforme numa estação passante, será necessário construir uma ligação a partir da estação de Chamartín (centro de Madrid) e uma outra, a partir da localidade de Mejorada, com 15 quilómetros debaixo da terra.

Com uma estação passante, o aeroporto de Madrid ficaria na mesma situação dos aeroportos Paris-Charles de Gaulle (França), Frankfurt (Alemanha) e Amesterdão, todos com combinação entre comboios e aviões.

Em Portugal, o aeroporto Francisco Sá Carneiro deverá ser o primeiro com uma estação de comboios. A partir de 2030/2031, o aeroporto do distrito do Porto será ponto de partida e de chegada de comboios provenientes de Lisboa. Durante a década de 2030, a estação deste aeroporto será passante e permitirá comboios com destino para Vigo, através de uma nova linha.

Em Lisboa, não há projetos para o aeroporto da Portela, tendo em conta a indecisão relativa ao novo aeroporto. Em Faro, são necessários entre 21 e 22,2 milhões de euros de investimento para construir um ramal em via única eletrificada, com dois quilómetros, praticamente todo em viaduto. Este ramal poderá ter uma bifurcação, para os comboios provenientes do aeroporto seguirem para a estação de Faro ou para Lagos ou Lisboa, escreveu em janeiro de 2021 o jornal Público (acesso pago).