5 coisas que vão marcar o dia
06/04/2023 06:05 - Sapo Eco

Os deputados deverão aprovar, em votação final global, a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares. No plano económico, o Banco de Portugal atualiza o indicador diário de atividade económica. Esta quinta-feira, há greve nos comboios. Lá fora, está previsto um discurso da diretora-geral do FMI. Votação final da […]

5 coisas que vão marcar o dia

Os deputados deverão aprovar, em votação final global, a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares. No plano económico, o Banco de Portugal atualiza o indicador diário de atividade económica. Esta quinta-feira, há greve nos comboios. Lá fora, está previsto um discurso da diretora-geral do FMI.

Os deputados com assento parlamentar vão votar a proposta de lei relativa à isenção do IVA num cabaz de produtos alimentares. Na terça-feira, os deputados aprovaram várias alterações à proposta inicial, afinando algumas das tipologias de produtos abrangidas e incluindo, por exemplo, as bebidas vegetais. Medida entra em vigor a 18 de abril e termina a 31 de outubro e deverá ser aprovada à luz da maioria absoluta do PS.

O Banco de Portugal (BdP) vai revelar os dados relativos ao indicador de atividade económica, referentes à última semana de março. Esta semana, Mário Centeno defendeu que os juros dos depósitos bancários tiveram uma “evolução positiva” nos últimos meses, mas avisou que o aumento das remunerações das poupanças dos depositantes tem sido lento e que aquilo que os bancos fizeram até agora “ainda é insuficiente”.

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai divulgar esta quinta-feira dados sobre o setor da Saúde. As estatísticas são divulgadas no dia anterior ao dia Mundial da Saúde, dado que este ano acontece na sexta-feira santa, numa altura em que a suborçamentação crónica do setor, a falta de recursos humanos, os problemas nas urgências de ginecologia obstetrícia ou de pediatria, e o descontentamento dos profissionais, que pedem melhores condições de trabalho e salários, têm vindo a ecoar.

Esta quinta-feira prossegue a greve de trabalhadores da IP e da CP – Comboios de Portugal, sendo que paralisação prevista para esta quinta-feira é de 24 horas. A greve afeta também a Fertagus porque a empresa que opera o comboio da ponte 25 de Abril entre Roma-Areeiro e Setúbal depende dos serviços da IP, gestora da rede ferroviária nacional. No que toca aos comboios da CP, a empresa prevê que as perturbações na circulação de comboios tenham “especial impacto” hoje, quinta-feira antes da Páscoa, que costuma ser precisamente um dos dias de maior movimento nas estações. Ainda assim, estão assegurados serviços mínimos em ambas as empresas, sendo que estes garantem apenas 30% das viagens previstas.

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) faz o discurso de antevisão das reuniões de primavera do FMI/Banco Mundial, que vai decorrer entre 10 a 16 de abril. O encontro é realizado em parceria com o Político, sendo esperado que Kristalina Georgieva apresente uma visão geral sobre as perspetivas para a economia global e aborde as prioridades políticas para os próximos meses.