Vai ser mais rápido ir de Lisboa a Madrid de comboio do que de avião
24/03/2023 13:20 - NIT

Lisboa e Madrid estão separadas por mais de 600 quilómetros. De carro, a viagem não chega a durar seis horas. De comboio, a história é outra — a viagem demora 11 horas. Em julho de 2022 chegou a notícia de que o tempo encurta para nove horas. Algo que só passou a ser possível em … Continued O conteúdo Vai ser mais rápido ir de Lisboa a Madrid de comboio do que de avião aparece primeiro em NiT.

Vai ser mais rápido ir de Lisboa a Madrid de comboio do que de avião

Lisboa e Madrid estão separadas por mais de 600 quilómetros. De carro, a viagem não chega a durar seis horas. De comboio, a história é outra — a viagem demora 11 horas. Em julho de 2022 chegou a notícia de que o tempo encurta para nove horas. Algo que só passou a ser possível em outubro, devido a dificuldades nos acertos dos horários das várias ligações.

A novidade, agora, é que recorrer a este meio de transporte para viajar as duas capitais vizinhas vai ser mais competitivo do que fazê-lo de carro ou avião — mas só em 2030. Antes disso, a ministra espanhola dos Transportes, Raquel Sánchez, apenas se compromete em repor um comboio direto entre as duas cidades ibéricas.

A governante espanhola já informou o homólogo português, O ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre o arranque dos estudos para que Vigo possa receber comboios de alta velocidade vindos de Portugal. A informação foi confirmada em entrevista por telefone ao “ECO” e ao “Público”.

Hoje, para viajar entre Lisboa e Madrid, os passageiros têm de apanhar três comboios e enfrentar cerca de nove horas de percurso. A partir de 2024, o tempo de viagem entre as duas capitais ibéricas irá variar entre cinco horas e cinco horas e 30 minutos, demorando pouco menos do que o automóvel (seis horas).

Questionada se a Renfe (homóloga espanhola da CP — Comboios de Portugal) poderá explorar o comboio Madrid—Lisboa a partir desse momento, a ministra responde: “Nesse ano, já com a eletrificação entre Plasencia e Badajoz e esperamos reduzir os tempos de viagem.”

Em Portugal, só entre Évora e Elvas haverá alta velocidade, trajeto onde estão a ser construídos 90 quilómetros de nova linha ferroviária. É apenas neste troço que um comboio poderá circular até 250 quilómetros por hora, o patamar mínimo para a alta velocidade. Até chegar a Évora, não irá superar os 220. E entre Lisboa e o Pragal, a travessia da ponte 25 de Abril não permitirá a circulação a mais de 60 quilómetros por hora.

Do lado espanhol, está pronto um troço de 150 quilómetros entre Badajoz e Plasencia, cuja eletrificação ficará concluída “ainda no primeiro semestre” deste ano.  “A ligação será uma realidade dentro dos prazos que estão determinados pela União Europeia para o corredor Atlântico: o ano de 2030, mas obviamente que gostaríamos de poder adiantar esta data”, prevê a ministra, citada novamente pelo “Eco”.

“Estamos a trabalhar para que, no futuro ,seja possível fazer Madrid-Lisboa entre as três e as quatro horas”, prevê a ministra. Ou seja, a viagem de comboio será mais rápida do que a automóvel. Em relação ao avião, a ligação sobre carris pode ser menos demorada se forem contabilizados os tempos de embarque e desembarque nos aeroportos da Portela e de Barajas. “Faremos o possível, pela configuração da nossa rede, para que os comboios possam circular a 300 km/h“, sinaliza.

Do lado português, a viagem poderá demorar menos 30 minutos se for construída a ponte ferroviária Chelas—Barreiro, algo que não está previsto acontecer até 2030.