Metro do Porto vai ter novas máquinas e validadores de bilhetes
08/03/2023 07:01 - Sapo Eco
O Metro do Porto está a preparar mais novidades para os próximos meses. Além da entrada em circulação dos novos veículos, em maio, a transportadora vai instalar 700 novos validadores e começarão a chegar as novas máquinas para venda de bilhetes. A empresa vai investir perto de cinco milhões de euros nestes novos equipamentos, cuja […]
O Metro do Porto está a preparar mais novidades para os próximos meses. Além da entrada em circulação dos novos veículos, em maio, a transportadora vai instalar 700 novos validadores e começarão a chegar as novas máquinas para venda de bilhetes. A empresa vai investir perto de cinco milhões de euros nestes novos equipamentos, cuja aquisição foi anunciada ao abrigo do Programa de Estabilização Económica e Social, em 2020.
“Os novos validadores são de última geração e vão permitir a leitura dos códigos QR e de todo o tipo de cartões bancários“, assinala ao ECO o líder da Metro do Porto, Tiago Braga. O atual sistema apenas lida com os cartões Andante de papel e de plástico e com a aplicação Anda, para smartphones com sistema Android.
A instalação dos novos validadores vai arrancar no final do primeiro semestre, com a colocação das primeiras 348 unidades (além dos dois equipamentos em testes de validação) ao longo da rede do Metro do Porto. Na segunda fase, também prevista para ainda este ano, serão colocados os restantes 350 validadores. O investimento é de 527,1 mil euros e os novos equipamentos serão fornecidos pelos italianos da Solari di Udine, que tem equipamentos instalados nas estações de comboios em França e em Itália.
No início de 2024, quando a Linha D chegar a Vila d’Este, a Metro do Porto vai pôr a funcionar novas máquinas de bilhetes. Nas novas estações da rede serão colocadas 31 unidades; os 86 equipamentos em pior estado nas atuais estações da rede serão substituídos – ou seja, ficarão de fora algumas máquinas. “O sistema será aberto e terá ligação com outros títulos de transporte. Também será possível emitir vários cartões numa só operação”, garante Tiago Braga. O investimento é de 4,4 milhões de euros e foi conquistado pelo consórcio português Meo e Card4B Systems.
A empresa Metro do Porto pertence ao agrupamento dos Transportes Intermodais do Porto, que estão envolvidos no projeto do bilhete único nacional. O projeto “1bilhete.pt” vai começar a funcionar no final deste ano e permitirá, por exemplo, que um cartão de transportes públicos na região de Lisboa possa ser validado e carregado no sistema de transportes públicos da região do Porto.
Ainda no Porto, também a STCP prepara-se mudar os validadores dos autocarros e dos elétricos que circulam dentro da cidade, num total de 904 equipamentos: 888 para os 444 autocarros e 16 para os oito elétricos. O investimento é de 3,191.610 euros e foi igualmente ganho pelo conjunto Meo/Card4B Systems. Tal como no Metro do Porto, estes validadores também têm de ler todos os cartões bancários e códigos QR, além de serem compatíveis com a aplicação Anda.