Metro do Porto quer 12 autocarros para o BRT
27/12/2022 13:31 - Transportes & Negócios

A Metro do Porto pretende encomendar 12 autocarros a hidrogénio verde para o BRT (Bus Rapid Transit, vulgo metrobus) da Boavista. O primeiro deverá chegar no primeiro trimestre de 2024, apurou a "Lusa".

Metro do Porto quer 12 autocarros para o BRT

O anúncio do concurso para a comora do material circulante para o BRT da Boavista e respectivas infraestruturas de abastecimento, no valor de 23,5 milhões de euros, foi publicado há dias em Diário da República.

De acordo com documentos consultados pela “Lusa”, “a entrega do primeiro dos 12 veículos BRT […] deve ocorrer no primeiro trimestre de 2024″, e “até 28 de Junho de 2024 terão de estar recepcionados oito veículos BRT”, sendo que “os restantes quatro veículos devem estar rececpionados até à data limite de 30 de Agosto de 2024”.

O concurso engloba, também, o “projecto, fornecimento e colocação em serviço” da “estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio verde para abastecimento dos veículos BRT […] e venda a terceiros”, na estação de recolha da STCP na Areosa.

Também se incluem as “instalações de produção fotovoltaica de energia eléctrica de fonte renovável para o processo de produção de hidrogénio verde”, nas recolhas da STCP da Areosa, Francos e Via Norte.

O objectivo é produzir, através dos painéis fotovoltaicos localizados nas três estações de recolha, a média diária mínima de 350 kg de hidrogénio necessária para abastecer, na Areosa, os veículos BRT.

Quanto aos veículos, devem ter “uma vida comercial útil mínima de 16 anos” e terão propulsão híbrida, “isto é, com motorização eléctrica e alimentação a hidrogénio gasoso”, com autonomia mínima de 350 km a hidrogénio e 50 km em modo eléctrico.

“Estima-se que em hora de ponta seja necessário o uso recorrente de 10 veículos em operação, sem prejuízo de poder ser usada a totalidade da frota”, sendo os veículos obrigados a ter uma lotação igual ou maior a 130 passageiros, dos quais 35 sentados.

A estética do autocarro “deve resultar de um equilíbrio entre o sucesso dos veículos antecessores” da Metro do Porto e “apresentar uma evolução positiva”, sendo “fundamental” que “reflictam e continuem” a direcção tomada com o novo metro da CRRC Tangshan, que traduz “o carisma moderno que se pretende”.

“O material de revestimento exterior deve ser de características ‘antigrafitti’ e ter a capacidade adequada de resistir a atos de vandalismo”, requer também a Metro do Porto no concurso público.

Quanto à relação do veículo com a via e a infraestrutura, “existirá um sistema de controlo semafórico que assegurará prioridade de circulação ao veículo BRT”, e as estações irão dispor de máquinas de venda de bilhete Andante e validadores, tal como no Metro do Porto, “e não a bordo dos veículos BRT”.

A construção do BRT é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e chega aos 66 milhões de euros, valores sem IVA.