Trabalhadores da CP e da IP estão em greve durante 24 horas esta segunda-feira
26/12/2022 10:53 - NIT

Deslocar-se de comboio para passar o Natal em família foi difícil e regressar ao trabalho não vai ser diferente. A CP – Comboios de Portugal anunciou na sexta-feira, 16 de dezembro que as paralisações agendadas para o período entre 23 e 26 de dezembro, iriam causar perturbações à circulação. Esta segunda-feira, 26 de dezembro, cumpre-se, … Continued O conteúdo Trabalhadores da CP e da IP estão em greve durante 24 horas esta segunda-feira aparece primeiro em NiT.

Trabalhadores da CP e da IP estão em greve durante 24 horas esta segunda-feira

Deslocar-se de comboio para passar o Natal em família foi difícil e regressar ao trabalho não vai ser diferente. A CP – Comboios de Portugal anunciou na sexta-feira, 16 de dezembro que as paralisações agendadas para o período entre 23 e 26 de dezembro, iriam causar perturbações à circulação.

Esta segunda-feira, 26 de dezembro, cumpre-se, então, o último de dois dias de greve. A paralisação acontece durante 24 horas. Os trabalhadores da empresa exigem “a atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda do poder de compra” ao longo do ano, avança o “Eco”. A atualização do subsídio de alimentação, o fim da discriminação “entre trabalhadores” e “entre sindicatos” também fazem parte da lista de reivindicações.

A CP alertou para a previsão de “perturbações na circulação de comboios, a nível nacional”, “com possível impacto nos dias anteriores e seguintes aos períodos de greve”, lamentando ainda os transtornos causados.

Ao longo do dia, estão programados 244 comboios. Segundo confirmação da CP à “Rádio Observador”, os serviços mínimos estão a ser cumpridos, tendo circulado 86 comboios até às 8 horas da manhã.

Os clientes que já tinham comprado bilhetes para os comboios cancelados podem pedir o reembolso total do valor das viagens, até 10 dias após terminada a greve, ou a revalidação gratuita para outro percurso realizado numa carruagem da mesma categoria. O pedido pode ser feito nas bilheteiras ou través de um formulário online.

O pré-aviso prevê ainda uma “greve ao trabalho suplementar, incluindo feriados e dias de descanso semanal, desde a meia-noite de 23 de dezembro a à meia-noite de 2 de janeiro de 2023. Foram definidos serviços mínimos em 25 por cento dos comboios, que, segundo a CP, se vão concentrar-se no início e no final do dia, as chamadas “horas de ponta”.