Veja as estradas cortadas e linhas de comboio condicionadas. Portugal está sob alerta amarelo a partir das 9 horas
14/12/2022 08:39 - Sapo Eco
Depois das fortes chuvas durante a madrugada e a manhã de terça-feira, que provocaram quase 3.000 ocorrências, o país amanheceu mais calmo. Mas todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir das 9 horas e as previsões meteorológicas apontam novamente para precipitação intensa, sobretudo nas regiões centro e sul, segundo a […]
Depois das fortes chuvas durante a madrugada e a manhã de terça-feira, que provocaram quase 3.000 ocorrências, o país amanheceu mais calmo. Mas todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir das 9 horas e as previsões meteorológicas apontam novamente para precipitação intensa, sobretudo nas regiões centro e sul, segundo a informação disponível esta manhã no portal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num comunicado atualizado pela última vez às 7 horas, a Infraestruturas de Portugal (IP) indica que “não foram registados incidentes” nas últimas horas, provocados pelas condições climatéricas adversas, que tenham causado novos condicionamentos à circulação na rede rodoviária e ferroviária sob gestão da IP.
Ainda assim, mantêm-se cortadas 14 estradas, nomeadamente: EN8, entre Odivelas e Loures; EN250, na Zona de Frielas; EN115, na rotunda das Oliveiras e das Lebres; EN2, em Mora, com corte da circulação em ambos os sentidos entre os quilómetros 469 e 471; EN244, Avis, corte em ambos os sentidos ao quilómetro 104; EN246, em Arronches, com corte da circulação em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5, e em Elvas, com corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 18; IP2, Monforte, corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 203,1; EN251, corte da circulação em ambos os sentidos entre Couço e Mora; EN245, Portalegre, Ponte de Fronteira ao km 41,050 circulação interdita; EN365, corte da circulação em ambos os sentidos entre Vale Figueira e Pombalinho, km 53,450 e 61,2; EN118 — corte em ambos os sentidos entre Tramagal e Santa Margarida; EN373, estrada fechada no sentido Campo Maior – Elvas; e EN243, Fronteira, corte de estrada ao km 154,198.
Já a circulação ferroviária na região de Lisboa — que registou o maior número de ocorrências (mais de 800) — encontra-se condicionada em três troços. Na Linha do Norte, foi restabelecida a circulação em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, mas com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria. A Linha de Sintra teve a circulação restabelecida entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30 km/h entre os quilómetros 3,3 e 3,5. A Estação de Algés, na Linha de Cascais, continua sem serviço.
A Linha do Sul tem a circulação em ambas as vias entre Pragal e Corroios a efetuar-se com limitação de velocidade de 30 km/h, enquanto na Linha do Leste a circulação está suspensa entre Portalegre e Elvas.