Antigo comboio Autoeuropa arranca no início de 2023 entre Portugal e Alemanha
09/10/2022 23:38 - Sapo Eco

No primeiro trimestre de 2023, Portugal vai voltar a ter um comboio de mercadorias para Estugarda, no centro da Alemanha. Agora designada como Vasco da Gama, a Medway vai recuperar, depois de dois adiamentos, a ligação ferroviária que há uma década servia a Autoeuropa. “A pandemia e o seu reflexo na economia, sobretudo, na logística, […]

Antigo comboio Autoeuropa arranca no início de 2023 entre Portugal e Alemanha

No primeiro trimestre de 2023, Portugal vai voltar a ter um comboio de mercadorias para Estugarda, no centro da Alemanha. Agora designada como Vasco da Gama, a Medway vai recuperar, depois de dois adiamentos, a ligação ferroviária que há uma década servia a Autoeuropa.

“A pandemia e o seu reflexo na economia, sobretudo, na logística, aconselhou-nos a suspender o projeto e a aguardar pelo regresso à normalidade. Apesar dos condicionalismos atuais decorrentes da guerra na Ucrânia e dos consequentes impactos nos custos da energia, inflação e previsível recessão na economia europeia, consideramos haver condições para lançarmos o projeto no primeiro trimestre de 2023“, refere ao ECO o presidente do conselho de administração da Medway, Carlos Vasconcelos.

As mercadorias poderão ser transportadas através de contentores e de caixas móveis, conforme as necessidades dos clientes, refere o mesmo responsável. A empresa portuguesa vai ficar responsável pelo transporte de toda a carga em toda a Península Ibérica, até à localidade de Irún, junto à fronteira com França. A partir daí, a operação estará por conta de um parceiro, ainda não nomeado.

Além de servir a Alemanha, este comboio poderá servir também o Norte de França, a Bélgica e os Países Baixos. O aumento dos custos com os motoristas, a subida das despesas com os combustíveis e os fatores ambientais são as razões que contribuem para a escolha da ferrovia. O transporte de carga por comboio polui menos 70% em comparação com o uso de um camião.

O comboio Vasco da Gama esteve para arrancar por duas vezes. Em meados de 2019 foi anunciada a circulação das composições a partir de meados de 2020; e depois em fevereiro de 2021 foi adiantado que o comboio iniciaria o trajeto no último trimestre desse ano.

Em 2012 houve um comboio em circulação entre Pampilhosa e Hanôver, na Alemanha, organizado pela DB Schenker e que contava com a Autoeuropa como uma das principais clientes — foi mesmo a fábrica de Palmela que deu nome ao “Comboio Autoeuropa”. No entanto, as dificuldades na travessia de França levaram ao fim desse comboio, após vários meses de experiência.

A Medway, entretanto, decidiu suspender a cobrança da sobretaxa energética junto dos seus clientes, entre 1 de outubro e o final de 2022. Desde março de 2022 que a transportadora ferroviária tinha aplicado um tributo adicional por causa do aumento dos custos energéticos com o gasóleo e com a eletricidade.

A empresa é uma das beneficiadas das subvenções de 15 milhões de euros para as transportadoras ferroviárias de mercadorias. A medida integra o pacote de medidas para combater o aumento do preço da energia junto das empresas, apresentado em meados de setembro pelo ministro da Economia, António Costa Silva.