Espanha trava novos horários de comboios de Portugal para Badajoz (e Madrid)
28/07/2022 15:08 - Sapo Eco
Está adiada a entrada de novos horários na Linha do Leste. A situação prejudica a ligação de comboio entre Entroncamento e Badajoz. Também fica por cumprir a redução do tempo total de viagem entre Lisboa e a capital espanhola para menos de nove horas, anunciada há duas semanas. Por agora, não há data para a […]
Está adiada a entrada de novos horários na Linha do Leste. A situação prejudica a ligação de comboio entre Entroncamento e Badajoz. Também fica por cumprir a redução do tempo total de viagem entre Lisboa e a capital espanhola para menos de nove horas, anunciada há duas semanas. Por agora, não há data para a situação ficar resolvida.
“A CP está a aguardar canal horário“, assim refere fonte oficial da transportadora ao ECO quando confrontada com a demora na divulgação dos novos horários, que iriam entrar em vigor dia 31 de julho.
Em 14 de julho foram anunciados os novos horários na Linha do Leste. No sentido Entroncamento-Badajoz, os comboios iriam partir às 8h36 e 13h36, com chegada, respetivamente, às 12h26 e 17h26 (hora espanhola) à primeira estação de Espanha.
Ao contrário, os comboios iriam partir às 13h40 e 19h41 (hora espanhola), com chegada ao Entroncamento, respetivamente, pelas 15h40 e 21h37 (hora portuguesa).
Os novos horários iriam encurtar o tempo de viagem sobre carris entre as duas capitais ibéricas: passariam a ser necessários três, em vez de quatro, comboios para a viagem entre Lisboa e Madrid, num tempo total de oito horas e 48 minutos; no percurso inverso, a deslocação demoraria nove horas e 30 minutos.
Isso seria possível porque um dos comboios regionais do lado português iria dar ligação ao serviço Intercity da Renfe, que na Estremadura espanhola liga Badajoz a Madrid.
No entanto, a empresa que gere a rede ferroviária espanhola (Adif) ainda está a tentar ajustar os horários para que comboios de mercadorias que seguem para o interior de Espanha sejam compatíveis com a disponibilidade para os serviços de passageiros.
As mudanças de horário serviriam para aproveitar os progressos nas linhas de comboio do lado espanhol. Com a abertura do novo troço entre Badajoz e Plasencia, a deslocação entre a cidade fronteiriça espanhola e a capital demora menos 51 minutos. Os ganhos não são mais expressivos porque esta ligação – que fará parte da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid – ainda não está eletrificada.
A CP vai continuar a fazer o comboio regional Entroncamento-Badajoz com uma automotora diesel Allan, originalmente fabricada na década de 1950 nos Países Baixos e que foi remodelada nos anos 1990. A velocidade máxima é de 100 km/h.
Até à entrada dos novos horários, o serviço regional da Linha do Leste mantém-se confinando a uma circulação por sentido por dia.
A viagem entre Lisboa e Madrid demora mais de 10 horas e implica mudar de comboio três vezes: a saída faz-se num comboio regional a partir de Santa Apolónia pelas 8h45, com chegada ao Entroncamento pelas 10h21; três minutos depois, parte o regional para Badajoz, com chegada às 14h14 (hora espanhola).
A partir de Badajoz, sai um comboio regional pelas 14h30, com destino a Mérida, que chega às 15h16. Em Mérida, uma composição de média distância sai da estação às 15h31 e termina viagem em Atocha (Madrid) pelas 19h38.
Ainda assim, em 1989, a ligação ferroviária diurna entre as duas capital ibéricas demorava menos tempo: com o comboio direto Talgo Luís de Camões, eram necessárias sete horas e 58 minutos no Lisboa – Madrid e sete horas e 50 minutos no sentido inverso.
Na atualidade, Lisboa e Madrid poderiam estar a sete horas de distância, se CP e Renfe se entendessem com a realização de um comboio diurno pronto para circular em bitola ibérica e europeia e ainda sob tensão elétrica dos dois lados da fronteira (25 mil volts em Portugal e 3 mil volts em Espanha).
Mesmo depois das cimeiras ibéricas de 2020 e de 2021, os governos de Portugal e de Espanha não se entenderam em relação às ligações ferroviárias entre Lisboa e Madrid.
A viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida a partir do final de 2023, quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250 km/h. Em condições normais, serão necessárias cinco horas de comboio entre Lisboa e Madrid.