De Lisboa a Madrid vão nove horas de comboio a partir de 31 de julho
19/07/2022 11:57 - Sapo Eco

A viagem de comboio entre Lisboa e Madrid vai passar a demorar menos de nove horas a partir de 31 de julho. A CP vai mudar os horários na Linha do Leste para que a deslocação entre as duas capitais ibéricas demore menos hora e meia do que atualmente. Ainda assim, a viagem sobre carris […]

De Lisboa a Madrid vão nove horas de comboio a partir de 31 de julho

A viagem de comboio entre Lisboa e Madrid vai passar a demorar menos de nove horas a partir de 31 de julho. A CP vai mudar os horários na Linha do Leste para que a deslocação entre as duas capitais ibéricas demore menos hora e meia do que atualmente. Ainda assim, a viagem sobre carris entre Lisboa e Madrid vai demorar mais tempo do que em 1989.

A partir de 31 de julho passarão a ser necessários três, em vez de quatro, comboios para a viagem entre Lisboa e Madrid, num tempo total de oito horas e 48 minutos; no percurso inverso, a deslocação demorará nove horas e 30 minutos.

De Lisboa para Madrid é preciso apanhar o Intercidades a partir de Santa Apolónia, pelas 12h30, com chegada ao Entroncamento pelas 13h30. É do Entroncamento que, seis minutos depois, sai o comboio regional até Badajoz, com chegada pelas 17h26 (hora espanhola). Em território espanhol, pelas 17h36, parte o comboio Intercity da Renfe, com chegada às 22h18 à estação de Madrid-Chamartín.

Da capital espanhola para a portuguesa, o comboio Intercity parte de Chamartín pelas 8h30 (hora espanhola), chegando às 13h24 a Badajoz. Pelas 13h40 segue o comboio regional da CP, com chegada ao Entroncamento pelas 15h40. 20 minutos depois, o Intercidades sai do Entroncamento e termina viagem em Santa Apolónia pelas 17h00.

Apesar da alteração dos horários, a CP vai continuar a fazer o comboio regional Entroncamento – Badajoz com uma automotora diesel Allan, originalmente fabricada na década de 1950 nos Países Baixos e que foi remodelada nos anos 1990. A velocidade máxima é de 100 km/h.

O principal progresso é do lado espanhol. Com a abertura do novo troço entre Badajoz e Plasencia, a deslocação entre a cidade fronteiriça espanhola e a capital demora menos 51 minutos. Os ganhos não são mais expressivos porque esta ligação – que fará parte da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid – ainda não está eletrificada.

Para o comboio Intercity, a Renfe pôs em marcha uma locomotiva diesel a rebocar carruagens Talgo, com velocidade máxima de 200 km/h.

Com o fim do comboio noturno Lusitânia por causa da Covid-19, a ligação ferroviária entre Lisboa – Madrid ficou confinada a quatro comboios diurnos, num tempo total de viagem de dez horas e 30 minutos.

A partir de 31 de julho, a deslocação sobre carris vai demorar menos hora e meia. Ainda assim, em 1989, a ligação ferroviária diurna entre as duas capital ibéricas demorava menos tempo: com o comboio direto Talgo Luís de Camões, eram necessárias sete horas e 58 minutos no Lisboa – Madrid e sete horas e 50 minutos no sentido inverso.

Na atualidade, Lisboa e Madrid poderiam estar a sete horas de distância, se CP e Renfe se entendessem com a realização de um comboio diurno pronto para circular em bitola ibérica e europeia e ainda sob tensão elétrica dos dois lados da fronteira (25 mil volts em Portugal e 3 mil volts em Espanha).

A viagem entre as duas capitais ibéricas poderá ser mais rápida a partir do final de 2023, quando estiver concluído o troço entre Évora e Elvas, que permitirá comboios a 250 km/h. Em condições normais, serão necessárias cinco horas de comboio entre Lisboa e Madrid.

A CP também vai reforçar os comboios na Linha do Leste. Por dia, passarão a circular dois comboios por sentido entre Entroncamento e Badajoz, em vez de um.

No sentido Entroncamento-Badajoz, os comboios vão partir às 8h36 e 13h36, com chegada, respetivamente, às 12h26 e 17h26 (hora espanhola) à primeira estação de Espanha.

Ao contrário, os comboios vão partir às 13h40 e 19h41 (hora espanhola), com chegada, respetivamente, pelas 15h40 e 21h37 (hora portuguesa).