Se estiver calor, não ande de comboio — é a recomendação da CP
09/07/2022 14:33 - NIT

Pode parecer estranho, mas é verdade: a Comboios de Portugal está a apelar aos passageiros que, por estes dias, evitem andar de comboio. Se tiverem que o fazer, deverão fazer “as viagens no início da manhã ou ao final do dia”. A recomendação foi publicada no site oficial da empresa e fala sobre as “condições … Continued O conteúdo Se estiver calor, não ande de comboio — é a recomendação da CP aparece primeiro em NiT.

Se estiver calor, não ande de comboio — é a recomendação da CP

Pode parecer estranho, mas é verdade: a Comboios de Portugal está a apelar aos passageiros que, por estes dias, evitem andar de comboio. Se tiverem que o fazer, deverão fazer “as viagens no início da manhã ou ao final do dia”.

A recomendação foi publicada no site oficial da empresa e fala sobre as “condições climatéricas adversas” que se fazem sentir no País. “Informamos que, devido à onda de calor prevista para os próximos dias, as condições de conforto a bordo de alguns comboios poderão não ser as mais adequadas, em especial nas horas com temperaturas mais elevadas”, pode ler-se.

A alternativa passará então, segundo a CP, pela marcação das viagens apenas para os períodos menos quentes de início da manhã e final do dia. Para esse efeito, a empresa dá a possibilidade de reembolso a quem já tenha bilhete comprado.

“Se já for portador de bilhete para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional e pretender alterar a sua viagem, poderá efetuar o reembolso, no valor total do bilhete adquirido.”
O aviso surge na sequência da avaria de dois dos comboios que circulavam na sexta-feira, 8 de julho, avançou o “ECO”, aparentemente devido aos efeitos do calor.

De acordo com o jornal, a primeira avaria ocorreu num dos Alfa Pendular que interrompeu a marcha no Entroncamento, depois de sair de Lisboa. Sem ar condicionado, foi necessário interromper o percurso. Os passageiros foram obrigados a uma espera de mais de uma hora, até poderem embarcar num meio alternativo fornecido pela CP, dois comboios regionais.

Esta sexta-feira, foi também registada, segundo o “ECO”, uma nova avaria, desta vez num Intercidades, na estação de Pombal, com rumo ao Porto. O jornal explica também que a onda de calor obrigou a CP a impor limitações de velocidade em alguns dos pontos da linha, isto por causa da dilatação nos carris.

Portugal está sob uma vaga de calor. Segundo o IPMA, que assinalou com alerta laranja 16 distritos para este fim de semana, há máximas previstas de 41ºC para o distrito de Évora e de 40ºC para Braga, Lisboa e Beja. No resto do território, as temperaturas altas irão fazer-se sentir e variar entre os 33 e os 39 graus.