Tiago Braga reconduzido na Metro do Porto
27/05/2022 17:45 - Transportes & Negócios

Tiago Braga será presidente da Metro do Porto pelo menos por mais três anos. Os accionistas da empresa aprovaram a recondução do Conselho de Administração para o mandato 2022-2024.

Tiago Braga reconduzido na Metro do Porto

Com Tiago Braga mantêm-se na Metro do Porto  Pedro Azeredo Lopes e Lúcia Leão, como administradores executivos, Cristina Pimentel e Silva Tiago, como administradores.

A Metro do Porto tem como accionistas o Estado, com cerca de 47%, a Área Metropolitana do Porto com cerca de 35%, a STCP com perto de 15, a CP com 2,9% e as câmaras de Porto, V.N. Gaia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Gondomar com uma acção cada.

A assembleia geral de hoje aprovou também o Relatório e Contas do exercício de 2021.

No ano passado, ainda muito marcado pela pandemia, a procura no Metro do Porto aumentou 5,9% face ao ano anterior, a taxa de ocupação subiu 0,98% e as receitas da exploração cresceram 5,5%.

No balanço que fez, Tiago Braga destacou o início da construção da Linha Rosa e do prolongamento da Linha Amarela, a contratação dos projectistas da Linha e da nova ponte sobre o Douro que a integrará e a adjudicação da concepção/construção da Linha BRT da Boavista.

O presidente da Metro do Porto salientou ainda o facto de a Metro do Porto ser a única empresa do sector empresarial do Estado com dois projectos inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Linha Rubi e BRT -, com financiamento integral para um investimento global de 365 milhões de euros.