Comboio põe Porto a 2h30 de Santiago de Compostela a partir de 2030
16/05/2022 13:34 - Sapo Eco
Porto vai ficar a duas horas e 30 minutos de Santiago de Compostela de comboio a partir de 2030. Este é um dos principais destaques do projeto para a nova linha entre Porto e Vigo. A obra será executada em duas fases, explicou nesta segunda-feira o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes. A […]

Porto vai ficar a duas horas e 30 minutos de Santiago de Compostela de comboio a partir de 2030. Este é um dos principais destaques do projeto para a nova linha entre Porto e Vigo. A obra será executada em duas fases, explicou nesta segunda-feira o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.
A primeira fase consiste na construção, entre 2026 e 2030, do novo troço entre Braga e Valença e da construção da ligação em ferrovia pesada entre Porto-Campanhã e o aeroporto de Francisco Sá Carneiro. Aeroporto, Braga e Valença terão novas estações para receber os comboios de alta velocidade, segundo a apresentação feita na cimeira da ferrovia, em Leixões.
Concluída a primeira fase da nova linha Porto-Vigo, a viagem de comboio entre Porto e Vigo será uma hora mais rápida, de duas horas e 25 minutos para uma hora e 25 minutos. A redução de tempo de deslocação será mais expressiva entre Porto e Santiago de Compostela: baixará de cinco horas e 50 minutos para duas horas e 30 minutos. Entre Porto e Corunha, o tempo de viagem passará para três horas e 30 minutos.
A segunda fase implicará a construção de um novo troço ferroviário entre Porto e Braga, para lá de 2030. Nesse caso, a deslocação entre Porto e Vigo passará a durar 48 minutos; para a Corunha, serão necessárias duas horas e 23 minutos, estimou o responsável da IP.
A IP diz mesmo que será dada prioridade à construção do troço entre o centro do Porto e o aeroporto Sá Carneiro em vez da aposta num novo traçado de alta velocidade entre Carregado e Lisboa, que custaria “entre 800 e 900 milhões de euros”, estimou Carlos Fernandes.
No caso da nova linha Porto-Lisboa, a empreitada será dividida em três fases:
No caso do novo traçado entre Carregado e Lisboa, este apenas será necessário “para aumentar a capacidade de transporte” entre as duas cidades. Até lá, o eixo Carregado-Lisboa, na atual linha do Norte, será duplicado, de duas para quatro vias, no percurso entre Castanheira do Ribatejo e Alverca, ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos 2030.
Na nova linha Porto-Lisboa estão previstas estações em Porto-Campanhã, Vila Nova de Gaia (nova estação), Aveiro, Coimbra-B (reforma da atual estação), Leiria e Lisboa-Oriente, num investimento de 4,5 mil milhões de euros.